Suco de cenoura com banana emagrece? Conheça a bebida

28 de abril, 2022

Quando você era criança, provavelmente ouviu falar que a cenoura é boa para os olhos. Pois, isso é verdade. Mas, os benefícios desse vegetal não param por aí. Muito nutritiva, ela é fonte de sais minerais como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B, além de manganês, potássio e fibras. Mas, além disso, há quem acredite que uma bebida feita a partir desse vegetal pode potencializar a perda de peso: cenoura com banana. Contudo, será mesmo que o suco de cenoura com banana emagrece?

A fibra solúvel presente em sua composição ajuda a regular os níveis de açúcar e insulina no sangue. Dessa maneira, a cenoura crua ou levemente cozida também tem baixo índice glicêmico, o que as ajuda a fornecer um suprimento constante de energia ao organismo. Além das fibras fornecidas, elas são repletas de água (uma cenoura é, na verdade, 88% de água.) Da mesma maneira, a raiz é pouco calórica – uma xícara picada contém apenas 52 calorias. 

Já a banana é rica em fibras, o que a torna um alimento ótimo para o intestino, de forma que ajuda na digestão e na formação do bolo fecal. Assim, beneficia a flora intestinal e, além disso, ajuda a manter a saciedade, espantando a fome.

Afinal, suco de cenoura com banana emagrece?

Ambos ingredientes têm muitos benefícios comprovados para a saúde. Assim, não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios.

Dessa maneira, respondendo à pergunta se o suco de cenoura com banana emagrece, apesar de saudável, não existe comprovação de que a bebida potencializa a perda de peso por si só.

Pois, para que exista emagrecimento, é necessário ter déficit calórico. Ou seja, quando o organismo consome menos calorias do que gasta. Assim, o ideal é consultar um nutricionista para que ele monte um cardápio saudável de acordo com o seu objetivo.

Além disso, vale lembrar que sucos coados e adoçados geralmente carregam menos fibras e nutrientes do que as versões in natura dos alimentos.

Receita de suco de cenoura com banana

Ingredientes

  • 2 cenouras;
  • ½ banana;
  • Algumas gotas de limão.

Modo de preparo

Descasque a banana e fatie. Em seguida, descasque as cenouras e corte em pedaços pequenos, para facilitar na hora de bater. Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Por fim, bata até obter uma mistura homogênea. Sirva e beba imediatamente. 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.