Suco de abacaxi com aveia emagrece? É diurético?

Alimentação Bem-estar
22 de Setembro, 2022
Suco de abacaxi com aveia emagrece? É diurético?

Quem está em busca de perder peso está sempre atento às novidades e tendências de bebidas para potencializar os resultados. E, uma mistura que tem feito sucesso nas redes sociais é a combinação de abacaxi com aveia. Mas, será que suco de abacaxi com aveia emagrece? 

O abacaxi é rico em água, tem efeito diurético que previne inchaços da retenção de água. Além disso, atua como anti-inflamatório, também é responsável por evitar o aparecimento de acne na pele e manchas de idade. Com isso, outros antioxidantes presentes na fruta agem para unhas e cabelos mais fortes e saudáveis.  

Da mesma maneira, as enzimas presentes no abacaxi ajudam a processar os alimentos digeridos, reduzindo a sensação de peso estomacal e refluxo. As fibras melhoram o trânsito intestinal e previnem a constipação. Porém, é importante que o consumo de água esteja correto para se conseguir este efeito.  

Já a aveia auxilia o trânsito intestinal e reduz a prisão de ventre. Além disso, rica em diversas vitaminas e minerais, a aveia causa uma sensação de saciedade por um período maior e, assim, ajuda quem quer controlar o peso. 

Afinal, suco de abacaxi com aveia emagrece?

Os dois ingredientes têm muitos benefícios para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. 

Sendo assim, não existe comprovação de que suco de abacaxi com aveia emagrece sem analisar o contexto da alimentação como um todo. Pois, para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta. Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os alimentos separadamente. 

Receita de suco de abacaxi com aveia

Ingredientes

  • ¼ xícara de aveia;
  • 1 xícara de leite de coco;
  • 1 xícara de pedaços de abacaxi congelados;
  • ⅓ colher de chá de extrato de baunilha.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter a consistência desejada.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!