Sua promessa de ano novo é parar de fumar? Confira dicas que vão te ajudar

Bem-estar Saúde
05 de Janeiro, 2023
Sua promessa de ano novo é parar de fumar? Confira dicas que vão te ajudar

As promessas de começo de ano já viraram tradição a cada mês de janeiro. Esse costume nos faz projetar planos e metas a serem cumpridas e até mesmo aproveitar o momento para tomar uma grande decisão, como a de abandonar o cigarro. Se a sua promessa de ano novo é parar de fumar, continue lendo e confira dicas essenciais para realizar essa meta e viver com muito mais saúde! 

Leia também: Quais são os benefícios para o corpo ao parar de fumar?

Sua promessa de ano novo é parar de fumar?

Primeiramente, é importante ressaltar que parar de fumar é uma decisão corajosa e repleta de desafios. No entanto, os inúmeros benefícios que vem com essa decisão são excelentes e tem um peso na construção de uma vida saudável. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 1,2 milhão são resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. 

Benefícios de abandonar o cigarro

Fumar causa inúmeros danos aos pulmões, à pele, ao cérebro, ao coração e outros órgãos. Além disso, aumenta em 20 vezes as chances de câncer de pulmão em homens. No entanto, ao parar de fumar, o paciente ganha mais disposição e energia, pois o seu organismo está livre de toxinas e da fumaça.

Além disso, estudos revelam que o paciente que as taxas de complicações na gravidez decorrentes do cigarro também diminuem de acordo com o tempo sem fumar. Do mesmo modo, há vantagens financeiras em abandonar o cigarro, já que o vício pode representar um custo anual de cerca de 2 mil reais em média. 

Dicas para cumprir a sua promessa de ano novo e parar de fumar

À seguir, confira dicas essenciais para colocar a sua meta em prática:

Substitua a nicotina

Como se sabe, o cigarro causa uma dependência química cujo princípio ativo é a nicotina. No entanto, no cigarro a nicotina vem acompanhada de outras substâncias nocivas, como o alcatrão, monóxido de carbono e benzeno. Por isso, o método mais recomendado para parar de fumar é realizar a reposição de nicotina, o que ajuda a parar com o vício e atua nas crises de abstinência. 

Conte com ajuda médica e psicológica

O pneumologista é o médico certo para acompanhar o paciente na jornada de parar de fumar. Com o apoio dele, é possível traçar estratégias com embasamento médico e com o histórico de saúde do paciente para abandonar o cigarro. O trabalho deve ser feito com a participação de um psicólogo, já que por vezes o cigarro passa a ser uma droga socialmente aceita. Nesse sentido, é necessário ressignificar alguns conceitos na mente para potencializar a jornada. 

Com a combinação de pneumologista e psicólogo, as chances de levar o tratamento até o fim são maiores e garantem uma rede de apoio ao paciente. 

Outras dicas para abandonar o cigarro

Elimine os gatilhos 

À frente dos gatilhos, a missão de parar de fumar pode ser ainda mais difícil. Mas, é possível trabalhar para eliminar os gatilhos existentes na sua casa e na sua rotina, reduzindo as chances de ser alcançado pelo cigarro. Para isso, busque deixar claro quais são as situações que despertam ainda mais o desejo de fumar, como tomar café, dirigir ou até mesmo a companhia de outro colega que fuma. Desmonte os possíveis cantos do cigarro e elimine cinzeiros que estão pela casa.

Se recair, persista

O processo para parar de fumar completamente leva no mínimo 3 meses, ainda sim, o paciente não está livre de recaídas que possam acontecer antes e depois desse prazo. Assim, o mais importante é não desistir e manter o acompanhamento médico para identificar estratégias que contribuam com a retirada do hábito.

 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.