Stevia: mitos e verdades sobre o adoçante de origem natural

Alimentação Bem-estar
15 de Setembro, 2023
Stevia: mitos e verdades sobre o adoçante de origem natural

Nativa da América do Sul, a stevia é uma planta que pertence à família dos girassóis, com folhas naturalmente doces. Por apresentar essa característica, seu uso é comum para adoçar alimentos e bebidas que visam a redução de açúcares.

As folhas contêm mais de 70 glicosídeos de esteviol, nome científico dado ao componente responsável pelo dulçor, e a intensidade pode ser entre 200 e 300 vezes maior que a do açúcar, mas sem aportar as calorias dele. “A stevia é usada há centenas de anos, e hoje, sua aplicação em alimentos e bebidas é respaldada pela ciência”, explica Henrique Ortuno Moreno, especialista de Desenvolvimento de Negócios da Ingredion.

Leia mais: Adoçantes sem açúcar: OMS faz novas recomendações. Entenda

Mitos e verdades sobre o adoçante stevia

Ajuda quem quer reduzir o consumo de açúcar

Verdade. Isso porque o adoçante stevia tem o poder de adoçar entre 200 e 300 vezes mais que o açúcar, sem aportar calorias. Além disso, não eleva os níveis de açúcar no sangue em humanos, podendo ser utilizado em sucos, chás, bolos e outros doces.

A stevia é um edulcorante não nutritivo, ou seja, ela não aporta calorias nem nutrientes às dietas. Por isso, pode ser um grande aliado para manter o sabor doce e cortar calorias da dieta diária sem afetar seus níveis de açúcar ou de insulina no sangue. Além disso, a stevia é segura para pessoas com diabetes e não contribui para o surgimento de cáries dentárias.

A stevia não é doce

Mito. Originalmente, as folhas de stevia possuem seu dulçor característico, mas é necessário saber fazer a extração dos componentes que dão dulçor corretamente. Existem mais de 70 glicosídeos de esteviol diferentes em uma única folha e cada um deles confere um perfil único aos alimentos adoçados com stevia.

É uma opção de adoçante mais saudável

Verdade. Os edulcorantes à base de stevia, cujo aporte calórico é zero, podem ser uma ferramenta valiosa para entregar produtos que aliam saúde e bem-estar. Assim, seu uso é cada vez mais frequente para adoçar alimentos, conferindo menos teor de açúcar e calorias totais.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva