Conheça os benefícios de utilizar soro fisiológico no cabelo

20 de janeiro, 2022

O que não faltam são opções de produtos para cuidar dos fios. Um deles que é cheio de benefícios e que provavelmente não está na sua lista de mais utilizados é o soro fisiológico. Mas será que realmente utilizar soro fisiológico no cabelo pode trazer vantagens para os fios? Ao que tudo indica, a solução é sim, benéfica. Isso porque ao utilizá-la, o cabelo fica mais macio e brilhante. Conheça agora outros benefícios e saiba como utilizá-lo.

Leia mais: Jogar água de arroz no cabelo funciona?

Os benefícios do soro fisiológico no cabelo 

De acordo com Alberto Cordeiro, dermatologista, de fato, o soro fisiológico traz benefícios para os fios. “O segredo está no seu pH, que é muito similar ao do nosso corpo”, explicou ao site Vix norte-americano.

A solução, quando aplicada, é absorvida pelos fios e ajuda no fechamento das cutículas, o que resulta em mais brilho e maciez. “Às vezes, o pH capilar está muito aquém do ideal, o que pode dar uma aparência feia aos fios. Dessa forma, o soro fisiológico ajuda a regular o pH e faz com que o cabelo fique mais macio”, continua. 

Aqui vale dizer que o pH dos fios varia entre 4.2 e 5.8, ou seja, é considerado ácido. O soro fisiológico tem o pH de 6.0 – levemente ácido. Quando aplicado nas madeixas, ele sela as cutículas, evita o ressecamento e a perda de umidade.

Além disso, o uso de soro fisiológico deixa os fios mais hidratados e com menos frizz. DO mesmo modo, diferentemente da água do chuveiro, é livre de qualquer resíduo metálico, então evita que o cabelo fique “pesado”. O resultado é um visual com madeixas mais leves.

Leia mais: Água de coco para os cabelos: Benefícios e como usar

Como usar? 

O processo é bastante simples: basta usar a solução para enxaguar o cabelo depois do uso do shampoo e do condicionador. Também vale misturar o produto com máscaras de tratamento. O produto não apresenta contraindicações e nem riscos para a saúde dos fios, pelo contrário: promete deixar o cabelo ainda mais bonito!

No entanto, diante de qualquer alteração capilar, como queda dos fios, quebra e alterações no couro cabeludo, o recomendado é procurar um dermatologista para orientá-la melhor sobre o tratamento.

Leia mais: Cabelos no verão: Cuidados essenciais para ter com os fios

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.