Sono do bebê: o que esperar de cada fase

Gravidez e maternidade Saúde
29 de Maio, 2023
Sono do bebê: o que esperar de cada fase

A gestação é uma experiência única e cheia de desafios. Uma das principais dúvidas, inclusive, é sobre como ajustar o sono do bebê. De acordo com uma pesquisa do Instituto Europeu de Qualidade do Sono, no primeiro ano de vida do bebê, os pais perdem em média 700 horas de sono.

Mas essa redução do número de horas dormidas gera impactos fisiológicos, psicológicos e comportamentais permanentes na saúde, sugere pesquisa da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, publicada no The Research, Society and Development Journal.

Para que a mãe possa relaxar e dormir melhor, é importante saber que o seu bebê está seguro, afirma  a neurocientista e especialista em Medicina do Sono, Jéssica Africano. 

Buscar informações corretas é sempre o melhor caminho para aprender a lidar com um bebê 100% dependente. “O título de ‘pais’ não nos torna pediatras, especialistas em sono ou em educação. Assim como precisamos investir em nossas carreiras para termos sucesso em nossas profissões, devemos também buscar informações corretas sobre as necessidades dos nossos filhos para criá-los com sucesso”, conceitua a neurocientista.

Pensando nisso, a especialista que elencou algumas dicas sobre o que esperar de cada fase e como ter uma noite tranquila com seu bebê.

Sono do bebê até o quarto mês

Nos primeiros quatro meses de vida, o bebê como um todo é muito imaturo. Portanto, o ciclo de sono é curto, durando de 40 a 60 minutos. Sendo que na metade desse tempo ele vai se mexer, resmungar, e até mesmo chorar enquanto dorme. A mãe, por outro lado, fica com o sono mais leve pela preocupação com o bem-estar do recém-nascido e as interrupções ao longo da noite para amamentar. “É natural que a mãe não consiga relaxar e dormir tranquila. Pois ela lida também com o medo de que algo possa colocar o bebê em risco enquanto ela se ausenta”, pontua a especialista. 

Jéssica Africano lembra que a segurança na hora de dormir também é importante para evitar a temida Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL). Por isso, nesta fase a indicação é sempre colocar o bebê para dormir de barriga para cima, o que evita que ele superaqueça. “Certifique-se também que o berço e seus acessórios são seguros”, destaca. 

Leia também: Sono seguro dos bebês: quase metade dos pais desconhece recomendações. Saiba quais são

Sono do bebê do quinto ao sexto mês

À medida que o bebê cresce, um ritmo ao dormir é estabelecido para o dia, bem como a arquitetura do sono noturno. O amadurecimento começa entre o quarto e o sexto mês de vida e termina aos três anos, quando fica mais próximo do padrão dos adultos. “A qualidade do sono não vem apenas das horas dormidas, mas sim se o bebê dormiu tranquilo, sem chorar, sem acordar o tempo todo buscando por ajuda”, explica Jéssica. “Desta maneira, a partir dos três meses consideramos que o bebê dormiu a noite toda quando tem um ciclo de cinco horas seguidas. Do nono mês em diante, passa a ser quando alcança onze horas seguidas e esse tempo se mantém durante a primeira infância”, define a neurocientista.

Onde o bebê deve dormir?

Por segurança, é recomendável que, até o sexto mês o bebê durma no mesmo quarto que os pais. “Após essa idade, é bem simples fazer a transição. Durante o dia, os pais devem levar a criança ao quarto novo para brincar um pouco no berço e mostrar que lá é um local seguro. O próximo passo é se revezar em dormir no quarto do bebê; o processo dura em média cinco noites e facilita a mudança de ambiente”, indica. 

Fonte: Jéssica Africano, neurocientista e especialista em Medicina do Sono..

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

bebês ozempic
Saúde

‘Bebês Ozempic’: medicamento pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

foto do ator Felipe Simas, que foi recentemente diagnosticado com neurite óptica
Saúde

Felipe Simas foi diagnosticado com neurite óptica. Entenda a condição

O ator Felipe Simas compartilhou em seu Instagram que foi diagnosticado e enfrentou a neurite óptica, inflamação que, se não tratada, pode comprometer a visão

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo