Sol e tatuagem: quais cuidados são essenciais?
Parece que o calor veio para ficar. Neste fim de ano, diversos estados brasileiros apresentaram recordes de temperatura. E quando o clima esquenta, muito se fala sobre os cuidados que devemos ter com a pele no geral. Mas você sabia que a proteção contra os efeitos do sol deve ser ainda mais reforçada em áreas com tatuagem? Saiba mais a seguir:
Por que proteger a tatuagem se eu for tomar sol?
“A tatuagem merece um cuidado especial porque a radiação ultravioleta pode alterar a cor da mesma. Então, nós sempre orientamos que o paciente não coloque a tatuagem em exposição solar direta”, explica a Dra Fernanda Nichelle, especialista em beleza e saúde da pele.
Se a tattoo não estiver totalmente cicatrizada, os riscos são ainda mais graves: queimaduras, desbotamentos, manchas, mudanças no desenho e infecções podem ocorrer com mais facilidade.
Leira também: Fez tatuagem? Saiba quais alimentos deve evitar
Cuidados importantes
Não importa se você vai viajar ou não, é essencial proteger a pele com tatuagem! Confira algumas dicas para evitar problemas no calor:
- “Use sempre um filtro solar com amplo espectro de proteção. Além disso, se possível, utilize roupas com proteção UV no tecido”, recomenda a profissional;
- Reaplique o produto a cada duas horas ou em casos de sudorese intensa e banhos de mar ou piscina;
- Invista em cremes e hidratantes após o banho;
- Espere a tatuagem cicatrizar completamente antes de expô-la ao sol – isso pode durar entre 30 e 40 dias.
Lembrando que, como qualquer outra região do corpo, a pele abaixo da tatuagem também está sujeita ao aparecimento de pintas – que costumam passar despercebidas. Por isso, fique sempre de olho e marque uma consulta com um dermatologista caso surja alguma dúvida.
Fonte: Dra Fernanda Nichelle, médica especialista em beleza e saúde da pele.