Cuidados com a tatuagem: como preservar os traços e proteger a pele

Beleza Bem-estar
31 de Outubro, 2022
Cuidados com a tatuagem: como preservar os traços e proteger a pele

Já faz algum tempo que o tema “tattoos” deixou de ser um tabu. Contudo, por mais que elas já estejam na pele de muitas pessoas, ainda existem dúvidas quanto aos cuidados com a tatuagem.

Para que a pele se mantenha saudável durante todo o processo de cicatrização e os desenhos fiquem com uma boa qualidade, é necessário ter atenção redobrada, especialmente com a chegada do verão.

De acordo com a dermatologista Renata Porphirio, a temporada mais quente do ano pede um cuidado especial porque é principalmente nesse período que as atividades ao ar livre se tornam mais frequentes, resultando em maior exposição solar.

Veja a seguir as orientações da profissional.

Leia também: Fez tatuagem? Saiba quais alimentos deve evitar

Malefícios do sol para os traços

Para quem tem tatuagens, sejam elas recentes ou cicatrizadas, é importante saber que a luz do sol desbota e estoura as linhas traçadas na pele, devido sua poderosa penetração em camadas mais fundas da derme.

De acordo com Renata, os raios UVA e UVB podem ser comparados a um laser.

Leia também: Conheça os riscos de fazer tatuagem na gravidez

“A diferença é que o laser atinge um ponto fixo, enquanto o sol age de forma ´espalhada´”, explica.
No caso de tatuagens recentes, feitas a menos de 40 dias, o perigo é ainda mais eminente. Isso porque a exposição solar pode abrir um espaço para infecções, manchas, desbotamento e até mudança na cor dos desenhos.

“A pele com tatuagem sofre os mesmos danos que a região comum. Abaixo da tatuagem podem aparecer pintas que costumam passar despercebidos. O filtro solar ajuda a manter a pele tatuada bem protegida e saudável”, ela alerta.

Leia também: Quem tem diabetes pode fazer tatuagem?

Cuidados com a tatuagem no verão

Renata afirma que não dá para abrir mão de cuidar da pele tatuada, especialmente quando ela ainda não cicatrizou totalmente.

“Para uma tatuagem em fase de cicatrização, é essencial fazer uma limpeza, pois é uma ferida aberta, sujeita a infecções”, ela afirma.

Já depois que a pele estiver recuperada, é necessário adotar o hábito de usar filtro solar acima de FPS 50 sempre que houver exposição solar.

“Além disso, a hidratação do local deve ser feita diariamente com produtos que ajudam a regenerar, reparar e acalmar a área”, finaliza.

Vale lembrar, ainda, que no caso de qualquer dúvida quanto aos cuidados e produtos, o indicado é consultar um dermatologista que poderá indicar as orientações necessárias.

Fonte: Renata Porphirio, médica dermatologista da Clínica Giovana Moraes.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!