Silicone e mamografia: quem tem implantes pode fazer o exame?

Saúde
03 de Outubro, 2022
Silicone e mamografia: quem tem implantes pode fazer o exame?

Talvez uma das principais dúvidas envolva implantes de silicone e mamografia. Afinal, mulheres que têm próteses podem fazer o exame ou há restrições? “Já escutei de muitas pacientes e pessoas próximas a insegurança com procedimentos, principalmente com a mamografia. O medo da prótese estourar ao realizar o exame, por exemplo, é o mais comum”, comenta Patricia Marques, cirurgiã plástica membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Embora seja um medo compreensível, a especialista esclarece que não há motivos para se preocupar, já que casos de ruptura durante o exame são extremamente raros. “Pode ser que haja uma sensação diferente, especialmente para quem ainda não se acostumou com a prótese”, reforça. Contudo, Patrícia recomenda que é importante fazer a mamografia em uma clínica de confiança. Além disso, antes do exame, a mulher precisa informar que possui implantes de silicone.

Leia mais: Reconstrução da aréola e mamilos é possível? Entenda

Autoexame também deve ser feito sem medo

Se você possui implantes, saiba que o autoexame é outro teste essencial que deve ser feito mensalmente. De acordo com a médica, em alguns casos, o silicone pode até facilitar o autoexame. “A prótese empurra as glândulas mamárias para a frente, o que pode deixar nódulos ou firmeza anormal mais pronunciados, ajudando na identificação para quem é leigo”, esclarece.

Silicone e mamografia: outros sinais para ficar de olho

É fato que a mamografia e o exame de toque são fundamentais para descobrir um câncer de mama e outras doenças. Contudo, você deve ficar atenta a outros sinais que o corpo pode dar. “A maioria dos casos é descoberto por meio de toques casuais das mamas. Então observe, pelo tato e visão, já que manchas e deformidades também são indicações, sempre que se sentir confortável”, alerta Patrícia. Outro ponto de atenção são as dores: caso você sinta incômodos frequentes nas mamas, vale avisar o ginecologista sobre o sintoma.

Mulheres precisam se cuidar mais

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia e dados do Ministério da Saúde, houve um declínio de 42% no número de mamografias feitas em 2020 — equivalente a cerca de 800 mil exames. A pandemia colaborou para o cenário, mas a especialista ressalta que a queda segue em níveis preocupantes. Afinal, o câncer de mama pode matar, principalmente se for descoberto em estágios avançados. “Se você se sente insegura por conta do silicone, leia sobre o assunto ou converse com seu cirurgião para se tranquilizar, mas não deixe de realizar exames,” finaliza.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração