Molho shoyu faz mal? Entenda os riscos do consumo excessivo

Alimentação Bem-estar Saúde
24 de Maio, 2023
Molho shoyu faz mal? Entenda os riscos do consumo excessivo

Se você é fã da culinária japonesa, já deve ter sido apresentado ao molho shoyu, o tempero de gosto agridoce, que tem forte apelo salgado. Mas além dos sushis, temakis e hot rolls, o molho também vai bem em saladas e serve para marinar carnes vermelhas e frangos. Contudo, o molho possui altas concentrações de sódio. Então, a pergunta que fica é: shoyu faz mal? Confira a seguir. 

Veja também: O que acontece com o seu corpo quando você ingere sal em excesso

Afinal, molho shoyu faz mal? 

De fato, o excesso de sódio está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, renais e outras. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, essas condições estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo.

Para entender melhor, apenas 1 colher de sopa de molho shoyu contém mais de 900 mg de sódio, enquanto a quantidade recomendada pela OMS é de apenas 2 gramas, ou seja 200mg por dia. 

Essa quantidade é alta porque o molho é preparado a partir de grãos de soja fermentados e submetidos a salmoura, um processo em que o alimento é conservado em grandes quantidades de sal para que haja a intensificação do sabor.

O que significa que um pouco mais de shoyu, tanto na comida japonesa ou nas demais preparações culinárias, pode sim ser prejudicial à saúde devido ao excesso de sódio. Principalmente se considerarmos os excessos atribuídos ao shoyu, como mergulhar peixes crus ao molho.

Além disso, mesmo as versões light contém grandes quantidades de sódio, em torno de 700 mg por colher de sopa. Então, se você deseja manter o shoyu na sua alimentação, é necessário apostar no equilíbrio e em pequenas quantidades para não ser impactado pelo excesso de sódio. Portanto, evite mergulhar quaisquer alimentos no molho ou deixar carnes marinando. 

Alternativas mais saudáveis

Felizmente, algumas alternativas se fazem eficazes para substituição do molho shoyu. Confira quais são:

  • Ervas e especiarias: optar por esses temperos certamente deixará o seu prato mais saudável e igualmente saboroso. Algumas delas são: alho, cebola, coentro, pimenta, cominho, orégano etc.
  • Vinagre de maçã: sem sal, o vinagre é uma opção muito utilizada na culinária asiática e confere um sabor mais ácido aos alimentos.
  • Caldo de legumes: quando preparados em casa com ingredientes naturais, o caldo de legumes é uma ótima opção para temperar carnes e demais pratos, sem cair no excesso de sódio.

 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.