Em busca de novas possibilidades para cuidar da pele acneica, os usuários do TikTok viralizaram mais um truque de beleza bastante curioso: usar shampoo anticaspa para acne.
Apesar de inusitada, de acordo com a dermatologista Lara Fileti Arruda a trend tem sim fundamento. Isso, contudo, não quer dizer que ela seja a melhor opção.
A seguir, saiba mais sobre o truque e quais são seus efeitos na pele.
Leia também: Shampoo anticaspa pode ressecar o cabelo: saiba como evitar
Shampoo anticaspa para acne: funciona?
Lara explica que, por ter ativos em comum com o sabonete antiacne, o shampoo anticaspa realmente pode atuar na oleosidade da pele.
“Os shampoos anticaspa têm princípios ativos que também estão presentes nos produtos para acne, como ácido salicílico, zinco e selênio. No entanto, a pele do rosto e do couro cabeludo são diferentes, assim como o pH e outros ingredientes que compõe o shampoo e o sabonete”, ressalta.
Sendo assim, apesar de poder ajudar a amenizar a acne, como apontam os usuários do TikTok, não é indicado usar o produto anticaspa no rosto, pois ele pode causar irritação na pele.
Leia também: Sangue de menstruação no rosto: veja se a nova trend do TikTok é segura
O uso do shampoo, no qual a concentração de ativos é maior do que a do sabonete, pode levar a um ressecamento exagerado da pele.
“Isso ocorre porque, ao entender que está sendo agredida, a pele aumenta ainda mais a produção de sebo. Isso, por sua vez, causa um efeito rebote, além de deixá-la mais exposta às agressões da poluição e da radiação”, explica a dermatologista.
Portanto, não basta apenas ter os mesmos princípios ativos para se obter um efeito igual em qualquer lugar do corpo.
“De acordo com a região e a anatomia do tecido daquela região, é necessária uma concentração, combinação de compostos, pH e veículo diferentes”, finaliza.
Fonte: Lara Fileti Arruda, dermatologista do Hospital São Francisco de Mogi-Guaçu e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.