Setembro Amarelo: campanha de prevenção ao suicídio
Provavelmente você já ouviu falar sobre o Setembro Amarelo ou já viu cartazes, imagens e iluminações relacionadas a essa cor durante esse período. Mas, você sabe o significado desse movimento? O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. O movimento ocorre no mundo todo e, no Brasil, a campanha é divulgada desde 2014, criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM.
Leia também: Como lidar com a depressão durante a quarentena
Os casos de suicídio vem crescendo cada vez mais, especialmente em jovens. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 800 mil no mundo todo. De acordo com o Ministério da Saúde, 96% desses casos estão relacionados a transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Por isso, esse movimento é realizado para mostrar que a prevenção é fundamental para reverter a situação.
Leia também: Como yoga ajuda a combater ansiedade e depressão
Geralmente, as propagandas sobre a causa são feitas com iluminações amarelas em monumentos e prédios como o Cristo Redentor, Congresso Nacional e o Palácio do Itamaraty, o estádio Beira-Rio, entre outros. Além disso, são feitos cartazes, pinturas, e as pessoas também usam camisetas e o laço amarelo em suas roupas.
Assim, o objetivo do Setembro Amarelo é conscientizar a população sobre a importância do tratamento da saúde mental e dar mais visibilidade à causa. Pois, muitas pessoas sofrem em silêncio e por receio acabam não procurando tratamento. Portanto, é fundamental reconhecer os sinais, buscar ajuda profissional e, principalmente, ter o apoio de amigos e familiares durante esse período.
Setembro amarelo: busque ajuda
Você pode encontrar ajuda psicológica através dos seguintes canais:
- Centro de Valorização a vida (CVV) – rede de apoio emocional e prevenção do suicídio. Atende ligações voluntária e gratuitamente de pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Acesse o site: www.cvv.org.br ou ligue para 188;
- Em casos de emergência – ligue para o SAMU, discando 192 ou vá para uma UPA, pronto socorro ou hospital mais próximo.
Leia também: Saúde mental: Porque ela é essencial para uma vida feliz