Sedentarismo infantil: como manter as crianças ativas nas férias

Bem-estar Movimento Saúde
07 de Julho, 2023
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Sedentarismo infantil: como manter as crianças ativas nas férias

No período do recesso escolar, a preocupação com o sedentarismo infantil é ainda maior, já que as crianças costumam sair da rotina, já que não têm atividades obrigatórias. Por ficar mais tempo em casa, os pequenos passam mais tempo em frente às telas e longe de brincadeiras que movimentam o corpo. A seguir, entenda as complicações do sedentarismo infantil. 

Veja também: Sedentarismo: O que fazer para não ser mais uma vítima

Consequências do sedentarismo infantil

Com o aparecimento de tecnologias cada vez mais acessíveis, muitas vezes os pequenos têm preferência por passar o tempo livre em frente às telas, brincando com videogames e navegando pelas redes sociais ao invés de praticarem brincadeiras mais dinâmicas que exijam do corpo. Isto tem se tornado um agravante para o sedentarismo infantil, que após os tempos de isolamento social sofreu grandes aumentos.

Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) constatou que, antes da pandemia, 67,8% das crianças praticavam atividade física pelo menos duas vezes na semana. Contudo, durante o primeiro mês de isolamento, o número caiu para 9,77%. Além da obesidade, a falta de atividade física é capaz de afetar a qualidade do sono, o desempenho nos estudos, causar cansaço excessivo e a falta de força muscular.

“Qualquer atividade, sejam exercícios físicos, brincadeiras e recreação, é essencial para o desenvolvimento físico, motor, intelectual e social da criança interferindo no seu desenvolvimento integral. Também ajuda a prevenir a obesidade infantil”, afirma o médico endocrinologista do Hospital São Francisco, José Couto.

O médico acrescenta ainda que a companhia dos pais é essencial neste processo e destaca a função social e motivacional das atividades. “O ambiente também influencia no comportamento das crianças. Por isso, é fundamental que os pais sejam exemplos e motivem com brincadeiras e recreações, além de mostrarem a importância da atividade física para a saúde dos filhos.”

Então, como proporcionar atividades prazerosas para as crianças?

Para manter as crianças ativas nas férias, o professor de educação física do Colégio Objetivo DF, Rodrigo Bueno, indica a prática de atividades prazerosas que possam ser feitas em grupo. Como por exemplo: andar de bicicleta, de patins, andar ou correr em um parque ou fazer trilhas. 

“A primeira coisa é saber o que pode ser mais prazeroso, uma vez que uma pessoa sedentária, ainda mais de férias, estaria em sua zona de conforto”, comenta Rodrigo. Já em casa, o profissional recomenda que seja montado um canto atrativo para praticar atividades como polichinelos, corrida estacionária, agachamentos ou pular corda.

Mas vale lembrar que uma rotina de exercícios durante todo o ano é fundamental e, inclusive, auxilia no processo de aprendizagem. Além disso, contribui para a oxigenação do cérebro, para a respiração, para o controle da ansiedade, para a concentração e para a velocidade de raciocínio.

Durante o ano letivo, o professor de educação física sugere atividades que façam sentido para a criança ou jovem. “Não é impor, é mostrar a ela a importância da atividade física e apresentar opções que possam gerar a sensação de prazer. Práticas de esportes coletivos são interessantes para incentivar e iniciar na atividade física, pois desenvolvem a interação”, pontua o profissional.

Leia também: Como tirar as crianças das telas durante as férias escolares

 

Fonte: Rodrigo Bueno, professor de educação física do Colégio Objetivo DF.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado