Secador de mãos faz mal? Vídeo no TikTok surpreende com teste

Saúde
15 de Julho, 2022
Secador de mãos faz mal? Vídeo no TikTok surpreende com teste

Alternativa econômica às toalhas de papel, o secador de mãos ganhou destaque após um vídeo viralizar no TikTok. Nele, uma pessoa coleta as amostras dos jatos de ar de diversos equipamentos e do ambiente onde estavam instalados para acompanhar o desenvolvimento de micro-organismos. Após alguns dias, resultado é surpreendente: quase todas coletas criaram uma ampla cultura de bactérias e até bolor. Ou seja, isso indica que secador de mãos é um agente catalisador de bactérias, vírus e outros organismos microscópicos. O vídeo, que pertence ao perfil PhoneSoap, acumula mais de 7 milhões de visualizações e com milhares de pessoas comentando que irão abandonar o uso do secador de mãos.

Veja também: Churrasqueira em apartamento: a fumaça é prejudicial à saúde?

Mas o aparelho pode fazer tanto mal assim?

De acordo com Cláudia Maekawa Maruyama, infectologista da rede de hospitais São Camilo (SP), realmente existem estudos que comprovam o fato. “O fluxo de ar da secagem das mãos pode dispersar bactérias para o ar e para as roupas. Além da velocidade do ar, o tempo de exposição ao jato colabora para isso. Mesmo assim, muitas pessoas ainda saem com as mãos úmidas e não finalizam o processo adequado da higienização”, explica.

Apesar disso, a especialista alega que não há motivos para se preocupar. “Se fosse um ambiente de serviço de saúde (um ambulatório, por exemplo), certamente a recomendação seria o uso de papel toalha para a secagem das mãos”, comenta. Contudo, o vídeo não deixa de ser um alerta de quão estamos expostos a micro-organismos e sequer percebemos. Por isso, você pode substituir o secador de mãos pelas consagradas toalhas de papel após lavar bem as mãos. Mas, vale reforçar que a secagem precisa ser completa, sem deixar resquícios de água. “Afinal, é na hora de secar as mãos que eliminamos o restante de micro-organismos e sujidades da pele”, conclui Cláudia.

Como o secador de mãos espalha bactérias

A princípio, o equipamento utiliza o ar do local para criar o fluxo concentrado da secagem. No entanto, o ambiente onde ele está inserido — banheiros são a maioria — é um celeiro de bactérias variadas. A começar pelos coliformes fecais que circulam pelo ar, somados às gotículas de respiração das pessoas que frequentam o banheiro e outros agentes. Por isso, outra dica ao frequentar banheiros públicos é puxar a descarga com a tampa do vaso sanitário fechada. Assim, evita-se que os coliformes e outros organismos ampliem a circulação no ar.

Fonte: Cláudia Maekawa Maruyama, médica infectologista da rede de hospitais São Camilo de SP.

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar