Saúde ocular: como cuidar da visão em tempos de telas
Cuidar da saúde ocular é muito importante. Isso porque sintomas como olhos secos, vermelhos, com lacrimejamento e coceira podem ser indícios da síndrome da visão de computador, uma condição cada vez mais comum. Para evitá-la, alguns hábitos são essenciais, como manter a tela um pouco mais abaixo da visão, desviar — de vez em quando — o olhar para objetos longe da vista e lembrar de piscar.
Por isso, no 11° episódio do De bem com você, o podcast da Vitat, a convidada e oftalmologista Dra Renata Rabelo Ferretti conversa com a apresentadora Cris Dias sobre como deve ser o cuidado ideal com os olhos para evitar essa e outras doenças:
Conheça a convidada
Dra Renata Rabelo Ferretti (CRM 91006/SP) é uma autoridade em Oftalmologia no Brasil. Ela é médica oftalmologista, contratada e coordenadora do Setor de Oftalmologia do Hospital São Camilo – Ipiranga, desde maio de 2011.
Foi orientadora de cirurgias de catarata e coordenadora clínica do INCAT – Instituto da Catarata da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) por 8 anos. Além disso, é membro associado dos:
- Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO);
- Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO);
- Sociedade Brasileira de Lente de Contato e córnea (SOBLEC);
- European Society of Cataract and Refractive Surgery.
Quando deve começar o cuidado com a saúde ocular?
De acordo com a médica, ele deve ser iniciado já na maternidade, com o chamado “teste do olhinho“. Nele, o pediatra consegue averiguar se o bebê tem, ou não, o reflexo vermelho. “Se ele não estiver presente, pode indicar duas importantes patologias: a primeira é o retinoblastoma, isto é, um tumor ocular; e a outra, a catarata.”
Após isso, vale levar o pequeno a um oftalmologista durante o seu primeiro ano de vida a fim de fazer um check up na saúde ocular do mesmo. Se ela estiver ok, o retorno deve acontecer no período pré-escolar (ou seja, entre três e seis anos). “E na idade escolar (por volta dos sete anos), o ideal é que haja um controle anual. Se a criança tiver que usar óculos, as visitas ao oftalmologista passam a ser semestrais”, completa a profissional.
Leia também: Como proteger os olhos durante as atividades físicas
Quais são as principais doenças oculares?
A médica destaca duas:
- Glaucoma: uma alteração no nervo ótico. Ela pode vir acompanhada de elevação da pressão intraocular ou não e se não tratada, leva à perda da visão;
- Catarata: opacidade da lente natural do olho. A maioria dos casos desenvolvem-se com o passar do tempo, e o principal sintoma é a visão embaçada.
Como cuidar da saúde ocular em tempos de tela?
Trabalhar o dia inteiro em frente ao computador é inevitável para a maioria das pessoas. Contudo, o costume pode gerar a chamada síndrome da visão de computador, condição que inclui olhos secos e vermelhos, lacrimejamento e coceira.
Para evitar, a Dra Renata Rabelo Ferretti dá as dicas:
- Deixe a tela do computador um pouco abaixo da linha dos olhos: dessa forma, eles ficam um pouco mais fechados (e, consequentemente, protegidos);
- Lembre-se de piscar com frequência;
- Faça pausas ao longo do dia, focando em objetos distantes;
- Evitar ar condicionado ou ventilador diretamente no rosto;
- Por fim, se você usa óculos, priorize lentes com filtro de luz azul.
Sobre o De Bem Com Você
No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana, um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!
E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple!