Síndrome da visão de computador: o que é e como tratar

Saúde
30 de Março, 2022
Síndrome da visão de computador: o que é e como tratar

Você já sentiu dor de cabeça após ficar horas e horas em frente às telas? Pode ser que você tenha síndrome da visão de computador, um problema muito comum em quem costuma passar boa parte do dia conectado, seja por motivo de trabalho, estudo ou lazer. 

A síndrome da visão de computador  é um conjunto de sintomas que surgem em pessoas que passam muito tempo no computador, celular ou tablet.

Leia também: Uso de telas aumenta na pandemia e piora qualidade do sono

Sintomas da síndrome da visão de computador

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. No entanto, quanto maior o tempo de exposição em frente às telas, mais intensos ficam os sintomas. Saiba quais são eles:

  • Sensação de olhos secos;
  • Visão embaçada;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Vermelhidão;
  • Ardência nos olhos;
  • Coceira;
  • Fotofobia;
  • Fadiga ocular.

Além dos problemas oculares, é comum sentir dor muscular ou articular. De acordo com pesquisas Universidade Estadual de San Francisco, nos Estados Unidos, passar muito tempo no computador pode levar a dores nos ombros e pescoço a partir de uma postura inclinada e avançada da cabeça.

Causas

Quando estamos diante do computador, celular ou tablet, os nossos olhos trabalham mais para acompanhar a demanda do que está ocorrendo na tela. Por isso, os olhos ficam mais cansados.

Além disso, ao olhar para as telhas é normal piscar menos, o que contribui para os olhos ressecados e a sensação de ardência.

Também existem outros fatores que aumentam as chances de desenvolver a síndrome da visão de computador, como a baixa iluminação e má postura.

Tratamento da síndrome da visão de computador

É importante consultar um oftalmologista se os sintomas estiverem intensos, para identificar a existência da síndrome ou qualquer outro problema.

Desse modo, o diagnóstico é feito através de exames de rotina e avaliação dos hábitos do paciente. 

Assim, com os resultados, o médico irá indicar o melhor tratamento, que pode variar de acordo com os sintomas. Mas geralmente o recomendado é aplicar colírios lubrificantes, utilizar óculos para corrigir problemas de visão ou fazer terapia ocular.

Dicas para evitar a síndrome da visão de computador

Faça pausas

Mude de postura com frequência e faça pausas a cada hora. Se você usar uma mesa com regulagem de altura, tente limitar a posição a intervalos de 20 minutos e apoie um pé no apoio para os pés ou coloque um tapete antifadiga para baixo.

Ajuste sua cadeira

Uma configuração adequada da cadeira pode reduzir a tensão colocada na parte superior das costas, na região lombar e no pescoço. Por isso, tente manter as costas contra as costas da cadeira e verifique se os apoios de braços estão na mesma altura da mesa, para que os ombros permaneçam em uma postura relaxada.

Pisque mais os olhos

Piscar é um movimento natural do corpo. Normalmente, nós piscamos cerca de 22 vezes por minuto, mas diante das telas azuis esse número pode reduzir para cinco vezes.

Portanto, lembre-se ao máximo de piscar mais durante o dia e, se for necessário, coloque um lembrete no computador. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória