Saliva: O que é e por que ela é importante para a saúde
A saliva é um dos milhões de mecanismos do nosso corpo e não existe por acaso. O líquido é produzido pelas glândulas salivares espalhadas pela língua, pela boca e pelas bochechas, e além disso, possui diversas funções que protegem a nossa saúde. Veja quais:
Para que serve a saliva?
A principal finalidade da saliva é ajudar na assimilação do sabor das refeições. Ela é um canal que facilita o contato da comida com as papilas gustativas, responsáveis por sentirmos o gosto de cada tipo de alimento. Se não tivéssemos um “condutor” para as papilas, seria mais difícil ter uma refeição gostosa. Além disso, o líquido é fundamental, pois:
- Previne acidentes: a saliva atua como um mecanismo de defesa no processo de digestão, pois evita o risco de nos engasgarmos ao comer um alimento seco (uma paçoca, por exemplo);
- Protege a saúde bucal: a saliva possui diversos componentes, sendo a proteína um dos principais agentes de proteção. O nutriente ajuda na defesa e na eliminação de bactérias que podem prejudicar a saúde, sobretudo a bucal;
- Ajuda na digestão: as enzimas presentes na saliva preparam o alimento durante a mastigação e facilitam o processo digestivo. Por isso que o conselho de mastigar bem os alimentos é fundamental;
- Sinaliza possíveis problemas de saúde: alguns exames são feitos por meio da análise da saliva, como o teste de HIV e câncer bucal.
Leia também: Aparelho dentário: Quando usar, tipos e cuidados
Curiosidades
- Um indivíduo com boa saúde pode produzir até 600 mL de saliva por dia;
- Ficar com a boca seca pode ser sinal de desidratação ou muito tempo sem comer. Por isso, mantenha a hidratação em dia, faça as refeições nos horários corretos e mastigue um chiclete ou bala para estimular a produção de saliva.
Além das diversas funções citadas aqui, a saliva possui eletrólitos em sua composição, capazes de proteger o esmalte dos dentes. A barreira criada pelo mineral pode dificultar o aparecimento de cáries, mas isso não descarta a necessidade e importância da higiene bucal assídua, o.k.?
Fonte: Dr. Márcio Ramos, dentista, CEO da I Rio, no Rio de Janeiro/RJ e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) e da Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro (AORJ). CRO 15.032 RJ.