Como manter saladas e folhas frescas por mais tempo

28 de abril, 2020

Saladas e folhas frescas são alimentos ideais para ter em casa sempre. São versáteis, nutritivas e podem ser preparadas de formas mais criativas ou mesmo mais simples, sempre rendendo uma refeição saborosa e saudável.

Porém, é essencial saber como manter verduras e demais vegetais frescos por mais tempo, para que eles não estraguem antes mesmo de serem consumidos. Confira algumas dicas:

Mantenha as folhas secas

Saladas e folhas frescas são compostas por uma grande quantidade de água, além de vitaminas, minerais e importantes antioxidantes. Por isso, devem ser mantidas secas, para que evitem estragar rapidamente. Para evitar que seu prazo de validade seja curto, é possível utilizar o “truque do papel toalha” – colocando algumas folhas dentro do saco plástico em que as verduras serão estocadas para que, assim, parte da água seja absorvida. Mas, é preciso manter o saco com as folhas dentro da geladeira.

Adicione o molho por último

Apesar de serem saborosas por si só, é comum acrescentar molhos por cima das folhas para um sabor extra. Entretanto, o molho deve ser adicionado apenas na hora de consumir as folhas. Se adicionado muito antes, pode provocar a oxidação e fazer com que as folhas estraguem antes da hora.

Leia mais: Os molhos mais saudáveis para colocar na salada

Embalagens plásticas com fechamento

Além do “truque do papel toalha”, outra boa ideia são os sacos plásticos com selamento, o chamado fechamento hermético no estilo zip lock. Essas embalagens mantêm o ar fora e longe das folhas, garantindo que o alimento permaneça fresco por mais tempo.

Separe as verduras das frutas

O fino saco plástico que abriga alface, rúcula e outras saladas oferece pouca proteção contra frutas e legumes pesados que também ocupam a mesma gaveta na geladeira. Portanto, as verduras devem ficar em um espaço separado, para evitar “apertos” ou “machucados”.

Leia mais: Prazo de validade de frutas e vegetais: Como saber?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo