Salada embalada precisa ser higienizada?
Para quem quer ser saudável, mas não dispõe de muito tempo para isso, o que não faltam são opções rápidas e práticas nos supermercados. É possível comprar salada embalada, por exemplo, evitando assim o trabalho de cortar o alimento. Mas será que é preciso higienizar a salada após retirá-la da embalagem? Descubra!
Leia mais: Molho para salada com iogurte natural: 6 receitas deliciosas
Salada embalada
Na hora de investir em alimentos práticos, como a salada embalada, algumas dicas são importantes para evitar problemas de saúde. De acordo com especialistas, algumas opções são apenas pré-lavadas. Dessa forma, oferecem riscos à saúde caso não sejam higienizadas corretamente em casa.
De todo modo, mesmo que a salada já venha higienizada, é preciso atenção. Segundo uma pesquisa, publicada em 2023 na revista Foods, as saladas pré-higienizadas podem conter a presença de microrganismos causadores de infecções.
Por isso, se o consumidor dessas saladas prontas estiver em um grupo de maior vulnerabilidade (como grávidas, idosos ou pessoas com a imunidade comprometida), é aconselhável intensificar a higienização desses produtos ao chegar em casa. Isso porque eles são mais suscetíveis a adoecerem em decorrência da presença de microrganismos causadores de doenças que podem estar presentes na salada.
Como escolher?
Para diminuir os riscos, os consumidores devem optar por marcas que possuam selo de qualidade, que demonstra que a empresa foi auditada e segue boas práticas de fabricação. Outro quesito importante é escolher saladas que passaram por um processo de irradiação, que é o tipo de tratamento preconizado pela Organização Mundial de Saúde.
Nesse processo, o alimento recebe uma dose controlada de irradiação ionizante. Assim, ocorre sua esterilização completa, aumentando sua vida útil. Além disso, atente-se à data de validade e priorize aquelas que foram produzidas mais recentemente, pois isso garante maior frescor dos itens da salada.
Por fim, o aspecto geral da salada também deve ser considerado. Folhas murchas ou amareladas indicam processo de deterioração. Observe se a embalagem está íntegra e se o armazenamento está sendo feito de forma correta, como consta na embalagem.
Como conservar a salada?
Primeiramente, lave as folhas em água corrente, mesmo se for a salada embalada. Depois, transfira-as para um recipiente grande, encha-o com água (aproximadamente um litro) e pingue algumas gotas do seu bactericida preferido (o hipoclorito de sódio é uma boa opção). Espere cerca de 15 minutos e lembre-se de enxaguar bem em seguida.
Em seguida, seque-as. Quanto mais você secar a alface após lavá-la, mais vida útil na geladeira você garante para ela. Isso porque a umidade propicia o crescimento de fungos e bactérias que deterioram o alimento. Nesse sentido, um secador de verduras poderá ser um grande aliado na tarefa.
Por fim, na hora de escolher o recipiente para guardar as folhas na geladeira, lembre-se de optar por um que esteja limpo e tenha tampa — sacos plásticos do tipo “zip-lock” também funcionam. “O pote não precisa ser totalmente hermético. Isso porque as hortaliças precisam de espaços de ar entre elas”, explica.
Outra dica é dispor uma camada de papel-toalha entre uma folha e outra. Desse modo, evita-se a umidade. Armazenadas dessa forma, elas podem durar até sete dias na geladeira e rendem saladas frescas e deliciosas.