Sal marinho: O que é, benefícios e como usar
Já ouviu falar do sal marinho? Ele é obtido a partir da evaporação da água do mar e é usado há milênios. Conheça mais sobre e aprenda como usá-lo.
Benefícios e usos
Muitos consideram o sal marinho como mais saudável que o refinado, pois não passa pelo processo de refinamento. Além do uso culinário, ele pode ser adicionado em esfoliantes, sais de banho, bebidas e inúmeros outros produtos.
Sal marinho x refinado
O sal marinho não passa pelo processo de refinamento, assim, mantém os minerais e nutrientes e dispensa a adição de outros ingredientes químicos. Portanto, é uma versão mais natural e, consequentemente, mais saudável – além de conter menos sódio.
Vale lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), adultos devem consumir menos de 2 gramas de sódio por dia. No entanto, a maioria das pessoas ultrapassa esse valor.
Leia também: 5 temperos comuns que ajudam na digestão
Tipos
Há mais de um tipo de sal marinho e um deles você com certeza já usou: o sal grosso, comum em churrascos. Diferentemente do refinado, ele não passou pelo processo de refinamento. Entretanto, passou pelo processo de moagem, a fim de que o tamanho dos cristais fosse reduzido.
Ele é geralmente comercializado em sua cor natural, mas sua cor pode variar entre rosa, cinza, preto, branco e até mesmo roxo. Porém, a coloração rosada é a mais comum e fácil de ser encontrada em supermercados, armazéns e afins.
E o sal do Himalaia?
O sal rosa do himalaia é um tipo de sal marinho. Entretanto, não é um daqueles que são retirados do mar. Tal como o nome sugere, ele é extraído de depósitos milenares nas cadeias montanhosas do Himalaia.