Como limpar o robô aspirador? Ele oferece riscos à saúde?

Bem-estar Casa
04 de Abril, 2022
Como limpar o robô aspirador? Ele oferece riscos à saúde?

Para garantir uma casa sempre livre de poeiras, os robô aspirador é um verdadeiro sucesso! Além de ser um aparelho compacto — afinal, geralmente é pequeno —, ele também oferece praticidade, pois realiza o trabalho doméstico sem que o dono da casa faça qualquer esforço físico. Contudo, para que o robô aspirador funcione perfeitamente, é preciso limpá-lo de maneira adequada.

A manutenção desse aparelho não é complicada e, se uma rotina de cuidados for mantida, o seu robô aspirador com certeza durará por um bom tempo. A maioria desses aparelhos conta com uma parte de lâmina, pente e escova embaixo. Assim, basta usar um pano de microfibra para higienizar. 

Deixar o aparelho acumulando sujeira pode contribuir para o mal-estar de quem sofre com crises alérgicas. Isso porque o aparelho que não pasa por nenhum tipo de manutenção não consegue limpar todos os lugares da casa, e também pode acabar soltando poeiras durante seu funcionamento, já que fica sem espaço de armazenamento. 

Leia também: Faxina segura: reduza o uso de produtos químicos com estas dicas

Limpando a caixa do robô aspirador 

Ela guarda tudo o que foi sugado durante a aspiração. Portanto, se a caixa ficar muito cheia, ela impede que o equipamento funcione direito, afinal, ele não conseguirá armazenar a poeira. Por isso, deixe a caixa sempre vazia! Geralmente, ela está localizada na área superior ou traseira do objeto. Solte a caixa e despeje o conteúdo em uma lixeira. 

Limpando o filtro de ar 

Ele também requer um “tapinha”. Isso porque pode acumular partículas finas de pó. Retire do aparelho e despeje o conteúdo em uma lixeira. Em seguida, use uma escova para remover os resquícios. Alguns filtros são feitos de papel, por isso, não use água para limpá-los. Troque os filtros a cada dois meses e caso molhe, troque imediatamente. 

Limpando as escovas 

Aquelas cerdinhas que recolhem todas as sujeiras merecem atenção. Muitos cabelos, fios e outros materiais podem ficar presos nessa região, logo, é preciso remover o que estiver atrapalhando o aparelho. Tire a proteção da escova e puxe o item. Corte as camadas enroladas do rolo com cuidado e retire as impurezas. Se a região também estiver suja, use um pano de microfibra para higienizar. Em seguida, basta encaixar a escova no mesmo lugar. É recomendado trocar a escova do aparelho a cada 6 meses. 

Por fim, não se esqueça das escovas laterais! Para elas, limpar as cerdas já é o suficiente. Caso tenha cabelos ou outros materiais, remova da mesma forma que a escova principal do aparelho. E se houver sinais de desgaste, substitua. 

Atenção aos sensores 

Se o seu robô está desgovernado ou batendo demais em coisas, limpe os sensores do aparelho. Geralmente, eles estão localizados nas laterais do equipamento. Use apenas um pano de microfibra para limpar a região.

Rodas do robô aspirador 

Para limpá-las, é simples: se houver acúmulo de sujeira, use uma pinça para retirar qualquer material presente. Nesta região, um pano úmido ajuda a deixar o aspirador novo.

Por fim, não há muito segredo em manter a limpeza do robô aspirador! Basta observar o funcionamento do aparelho e fazer uma higienização frequente nas partes indicadas.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor