Como limpar o robô aspirador? Ele oferece riscos à saúde?

Bem-estar Casa
04 de Abril, 2022
Como limpar o robô aspirador? Ele oferece riscos à saúde?

Para garantir uma casa sempre livre de poeiras, os robô aspirador é um verdadeiro sucesso! Além de ser um aparelho compacto — afinal, geralmente é pequeno —, ele também oferece praticidade, pois realiza o trabalho doméstico sem que o dono da casa faça qualquer esforço físico. Contudo, para que o robô aspirador funcione perfeitamente, é preciso limpá-lo de maneira adequada.

A manutenção desse aparelho não é complicada e, se uma rotina de cuidados for mantida, o seu robô aspirador com certeza durará por um bom tempo. A maioria desses aparelhos conta com uma parte de lâmina, pente e escova embaixo. Assim, basta usar um pano de microfibra para higienizar. 

Deixar o aparelho acumulando sujeira pode contribuir para o mal-estar de quem sofre com crises alérgicas. Isso porque o aparelho que não pasa por nenhum tipo de manutenção não consegue limpar todos os lugares da casa, e também pode acabar soltando poeiras durante seu funcionamento, já que fica sem espaço de armazenamento. 

Leia também: Faxina segura: reduza o uso de produtos químicos com estas dicas

Limpando a caixa do robô aspirador 

Ela guarda tudo o que foi sugado durante a aspiração. Portanto, se a caixa ficar muito cheia, ela impede que o equipamento funcione direito, afinal, ele não conseguirá armazenar a poeira. Por isso, deixe a caixa sempre vazia! Geralmente, ela está localizada na área superior ou traseira do objeto. Solte a caixa e despeje o conteúdo em uma lixeira. 

Limpando o filtro de ar 

Ele também requer um “tapinha”. Isso porque pode acumular partículas finas de pó. Retire do aparelho e despeje o conteúdo em uma lixeira. Em seguida, use uma escova para remover os resquícios. Alguns filtros são feitos de papel, por isso, não use água para limpá-los. Troque os filtros a cada dois meses e caso molhe, troque imediatamente. 

Limpando as escovas 

Aquelas cerdinhas que recolhem todas as sujeiras merecem atenção. Muitos cabelos, fios e outros materiais podem ficar presos nessa região, logo, é preciso remover o que estiver atrapalhando o aparelho. Tire a proteção da escova e puxe o item. Corte as camadas enroladas do rolo com cuidado e retire as impurezas. Se a região também estiver suja, use um pano de microfibra para higienizar. Em seguida, basta encaixar a escova no mesmo lugar. É recomendado trocar a escova do aparelho a cada 6 meses. 

Por fim, não se esqueça das escovas laterais! Para elas, limpar as cerdas já é o suficiente. Caso tenha cabelos ou outros materiais, remova da mesma forma que a escova principal do aparelho. E se houver sinais de desgaste, substitua. 

Atenção aos sensores 

Se o seu robô está desgovernado ou batendo demais em coisas, limpe os sensores do aparelho. Geralmente, eles estão localizados nas laterais do equipamento. Use apenas um pano de microfibra para limpar a região.

Rodas do robô aspirador 

Para limpá-las, é simples: se houver acúmulo de sujeira, use uma pinça para retirar qualquer material presente. Nesta região, um pano úmido ajuda a deixar o aspirador novo.

Por fim, não há muito segredo em manter a limpeza do robô aspirador! Basta observar o funcionamento do aparelho e fazer uma higienização frequente nas partes indicadas.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva