Reverse washing: Benefícios de lavar o cabelo “na ordem contrária”
O reverse washing – ou lavagem reversa – tem se popularizado nas redes sociais como a nova maneira de cuidar dos fios na hora do banho. A técnica prega que, para uma melhor hidratação e aparência dos cabelos, é preciso usar o condicionador primeiro e, depois, passar shampoo. Ou seja, lavar as madeixas “na ordem contrária” pode ser o truque ideal para cabelos mais volumosos.
Por que adotar o reverse washing?
Os condicionadores são uma parte importante de qualquer rotina de cuidados com os cabelos, pois, têm a função de nutrir e hidratar. Assim, a teoria do reverse washing é baseada na ideia de que aplicar o condicionador primeiro vai infiltrar os nutrientes para resultar em fios macios e hidratados. Além disso, o condicionador protegerá o cabelo para que o shampoo não retire sua oleosidade natural.
Como as cutículas do cabelo são mais propensas a absorver a hidratação do condicionador quando ele é usado primeiro, a técnica é muitas vezes vista como uma medida estética para quem tem cabelos finos. Mas, vale ressaltar que este é um efeito puramente cosmético. Visto que, embora possa ajudar o cabelo a parecer mais espesso, não tratará a causa do afinamento ou perda das madeixas.
Dessa maneira, para aumentos reais de densidade ou para diminuir perdas capilares, é preciso visitar um especialista para um diagnóstico especializado e um plano de tratamento personalizado.
Leia também: Cabelo com frizz: conheça as causas e saiba como evitar
Quem deve adotar?
Considerando que os principais benefícios do reverse washing incluem hidratar profundamente o cabelo e potencialmente fazê-lo parecer mais cheio, quem tem cabelos muito finos, lisos e oleosos, podem achar vantajoso trocar a ordem da lavagem.
Quem tem cabelos finos ou que rapidamente se tornam oleosos conhece muito bem esse cenário. Os fios recém-lavados mal chegam ao final do dia antes de começarem a apresentar oleosidade. Assim, um outro benefício é que o cabelo pode parecer mais limpo por mais tempo. Porque o condicionador aplicado pós-shampoo pode deixar o fio mais oleoso mais cedo do que com uma lavagem reversa.
Mas, usar condicionador antes do shampoo pode deixar as cutículas capilares abertas e inchadas, principalmente em fios crespos ou muito grossos. Nesse caso, é melhor manter a rotina comum de lavagem.
Leia também: Conheça os benefícios de utilizar soro fisiológico no cabelo