Renatinho Bokaloka morre de infarto aos 48 anos

Saúde
06 de Janeiro, 2023
Renatinho Bokaloka morre de infarto aos 48 anos

O cantor Renatinho Bokaloka, 48 anos, vocalista do grupo Bokaloka, morreu de infarto durante um show na noite  desta quinta-feira (5), no Rio de Janeiro. O músico foi internado, mas não resistiu.

“É com muito pesar que comunicamos o falecimento do cantor Renatinho, vocalista do grupo BokaLoka, na tarde de hoje, em decorrência de um choque cardiogênico devido a um Infarto Agudo do Miocárdio. Renatinho estava internado no Hospital Lourenço Jorge e foi transferido ao Instituto Nacional de Cardiologia, no Rio de Janeiro, para passar por um procedimento de identificação de obstrução das artérias coronárias. Sua morte foi confirmada às 17h38 de hoje. A comunidade do samba está em luto e neste momento pedimos muita oração e desejo de força para os familiares, amigos e fãs do artista”, informou sua assessoria de imprensa.

Há menos de oito meses, Renatinho colocou dois stents e desobstruiu 90% da aorta, isto é, maior vaso sanguíneo no corpo. O artista teve um infarto agudo no miocárdio em maio de 2022, em Paris, durante turnê pela Europa. Entenda mais sobre o que é a condição, seus sintomas e tratamentos.

Leia mais: Dor nos pés e pernas constantemente pode ser sinal de infarto

O que é o infarto agudo do miocárdio, que vitimou Renatinho Bokaloka?

O coração, assim como todos os órgãos do nosso corpo, necessita de sangue arterial para funcionar corretamente. Quando há alguma obstrução causada pelo acúmulo de gordura no interior das artérias que nutrem o músculo cardíaco, ocorre a interrupção da distribuição de sangue para o coração. Dessa forma, o paciente sofre com ataque cardíaco, conhecido também como infarto do miocárdio.

A dor costuma iniciar, sobretudo, no peito. Na sequência, irradia para o braço esquerdo. Também surge a sensação de aperto no tórax, suor excessivo, palidez e alteração na frequência cardíaca. Mas o ataque cardíaco pode ser assintomático, especialmente entre idosos e pacientes com diabetes. Os sintomas do infarto são:

  • Dor no peito, que pode irradiar para nuca, queixo, ombros ou para membros superiores, bem como dor no abdômen;
  • Sudorese;
  • Sensação de desmaio e náuseas;
  • Dormência e formigamento;
  • Palpitações e inquietação;
  • Por fim, desorientação.

Afinal, quais são as causas do infarto?

Geralmente, o infarto é causado pelo acúmulo de gordura nas artérias, gerando a obstrução da passagem do sangue para o coração, mas existem ainda outros motivos que podem aumentar as chances da doença:

  • Tabagismo;
  • Estresse;
  • Hipertensão;
  • Colesterol alto;
  • Drogas ilícitas;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Além desses fatores, sedentarismo.

Para as pessoas que possuem membros da família com histórico de ataque cardíaco, recomenda-se redobrar a atenção com a saúde, uma vez que as chances de desenvolver a doença são maiores.

Quais são as formas de prevenção do ataque cardíaco?

Por fim, para evitar ataque cardíaco, o mais indicado é ter bons hábitos de saúde. Por exemplo: praticar exercício físico frequentemente, ter uma alimentação saudável, evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica, gerenciar o estresse, ter uma boa noite de sono, entre outros.

Além disso, outro ponto importante é a realização de um check-up anual com um cardiologista. Nesse processo, o profissional avalia fatores de risco e mostra quais são as orientações corretas para diminuir as chances de ter problemas no futuro.

Referência: Manual MSD.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso