Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico
Quem corre ou pratica algum outro tipo de exercício cardiorrespiratório provavelmente já ouviu falar no relógio inteligente (smartwatch): quando usado durante o esforço, ele promete funções como medir calorias, contabilizar a quantidade de passos e calcular a frequência cardíaca – os mais modernos medem até a pressão arterial e a glicemia, apesar de suas eficácias não serem completamente comprovadas.
Se você tem esse acessório e o utiliza para mensurar quantas calorias a mais vai poder comer na sobremesa, aqui vai uma notícia não tão boa assim. O aparelho pode estar “inflando” o seu gasto energético em até 93%!
Relógio inteligente para medir calorias não é confiável
O estudo não é novo (de 2017), mas vem dando o que falar nas redes sociais ultimamente. Nele, pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, avaliaram sete marcas diferentes em um grupo diverso de 60 voluntários:
- Apple Watch;
- Basis Peak;
- Fitbit Surge;
- Microsoft Band;
- Mio Alpha 2;
- PulseOn;
- Samsung Gear S2.
Alguns dispositivos foram mais precisos do que outros, e fatores como índice de massa corporal (IMC) e cor da pele impactaram os resultados. No que dizia respeito à frequência cardíaca, todos eles apresentaram bons desempenhos, com uma margem de erro de menos de 5%. Isso quer dizer que você pode continuar confiando no seu relógio para acompanhar a sua FCM (frequência cardíaca máxima).
Entretanto, quando o assunto foi a queima calórica, todos os aparelhos deixaram a desejar: eles mostraram erros de até 93%.
“As pessoas estão baseando as suas decisões de vida nos dados fornecidos por esses dispositivos”, disse o principal autor Euan Ashley, professor de medicina cardiovascular, genética e ciência de dados biomédicos à época. “Mas os equipamentos de consumo não obedecem aos mesmos padrões dos médicos”, acrescentou.
Nem tudo é ruim
Já deu para entender que não podemos acreditar totalmente no relógio inteligente para medir calorias, não é mesmo?
Contudo, isso não quer dizer que o acessório é inútil. Além dos batimentos cardíacos, ele pode apresentar algumas vantagens que facilitam o dia a dia:
Monitoramento do treino
Distância percorrida, ritmo (pace) e tempo são alguns registros feitos pelo aparelho que podem ser bastante importantes para ciclistas e corredores.
Definição de metas e desafios
Os smartwatches permitem a definição de metas diárias, como atingir um número específico de passos ou fazer exercícios regularmente. Alguns modelos também oferecem desafios semanais para manter a motivação.
Notificações e alertas
Receber notificações de mensagens, chamadas e outros alertas diretamente no pulso evita a necessidade de checar o celular durante o treino, mantendo o foco e a concentração nas atividades físicas.
GPS Integrado
Modelos com GPS integrado são ideais para corredores e ciclistas, pois permitem o acompanhamento preciso de rotas e distâncias sem a necessidade de carregar o celular – além de você conseguir compartilhar o percurso com pessoas de confiança.
Personalização de treinos
Alguns aparelhos oferecem planos de treino personalizados, ajustados de acordo com o nível de preparo físico do usuário, além de sugestões de exercícios com base no desempenho registrado ao longo dos dias.
Motivação
Muitos modelos dão recompensas visuais e feedbacks positivos ao alcançar metas ou bater recordes pessoais, o que mantém o usuário disposto a continuar progredindo.
Referência: Fitness trackers accurately measure heart rate but not calories burned, Stanford Medicine News Center.