Caminhar quatro mil passos por dia pode prolongar os anos de vida, diz estudo

Bem-estar Movimento Saúde
10 de Agosto, 2023
Caminhar quatro mil passos por dia pode prolongar os anos de vida, diz estudo

O hábito de caminhar é uma das alternativas mais acessíveis para quem quer começar a ter um estilo de vida mais saudável. A prática, que não exige equipamentos ou locais específicos, é capaz de gerar vários benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de morte por qualquer causa. Segundo um estudo publicado no European Journal Of Preventive Cardiology, caminhar quatro mil passos por dia pode prolongar a vida, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Saiba mais a seguir. 

Veja também: 8 hábitos para uma vida longa e saudável, de acordo com a ciência

Benefícios de caminhar quatro mil passos

O estudo, em formato de meta-análise, conduzido na Universidade de Medicina de Lodz, na Polônia, considera pesquisas anteriores realizadas na Austrália, Japão, Noruega, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. No total, as análises somam dados de 226.889 pessoas que foram acompanhadas por ao menos 7 anos praticando caminhadas diárias. 

O resultado indica que caminhar pelo menos 3967 passos por dia já reduz o risco de morte por qualquer causa. Mas além disso, os pesquisadores também encontraram evidências suficientes para comprovar a redução do risco de morte por doenças cardiovasculares com aproximadamente 2.300 passos. 

“Nosso estudo aponta que quanto mais você anda, melhor. Isso se aplica a homens e mulheres, independente da idade e de viver em uma região temperada, subtropical ou subpolar do mundo”, disse o Dr. Maciej Banach, vice-editor-chefe da Sociedade Europeia de Cardiologia, em entrevista para o jornal The Guardian

Mais pesquisas são necessárias 

Contudo, os dados obtidos até agora são observacionais, o que significa que eles só mostram uma ligação entre o número de passos e a saúde, o que não configura uma relação direta de causa e efeito.

“Ainda precisamos de bons estudos para investigar se os benefícios podem existir também para outros tipos de esforço intenso, como corrida de maratona, e em diferentes populações de várias idades e com problemas de saúde associados. No entanto, parece que, como nos tratamentos farmacológicos, devemos sempre pensar em personalizar as mudanças no estilo de vida”, afirma o professor.

Dicas para começar hoje mesmo

Atingir a quantidade de passos por dia mencionada no estudo pode ser uma tarefa desafiadora para alguns, já que a 4 mil passos representa, em média, uma distância 3 km. Contudo, algumas dicas podem deixar esse objetivo mais próximo do que você imagina. E o melhor, fazendo um pouco mais a cada dia, as chances de fixar o hábito para o longo da vida são ainda maiores.

A seguir, veja dicas de como começar a caminhada:

  • Respeite os limites do seu corpo. Comece com distâncias menores e vá aumentando o progresso de forma gradual;
  • Escolha o percurso cuidadosamente, seja perto de casa ou não, procure um lugar que você se sente bem e à vontade para caminhar. Ou seja, pode ser parque, rua, praia etc.
  • Se sentiu desanimado? Arrume um parceiro de caminhada para percorrer as distâncias com você. Convidar um amigo, parente ou cônjuge é uma excelente opção para manter-se motivado e em movimento.
  • Opte por roupas confortáveis e leves que não pesem no momento da sua atividade física.

Referência: European Journal Of Preventive Cardiology.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte