Por que reduzir o consumo de frituras para o bem da saúde?

Alimentação Bem-estar
08 de Março, 2022
Por que reduzir o consumo de frituras para o bem da saúde?

Se você é do time que não se segura ao ver uma batata frita, adora uma coxinha ou sempre pede um pastel na feira, precisa entender quais são as razões para reduzir o consumo de frituras a favor da saúde. 

Muitas pessoas gostam do sabor das frituras. Mas, vale ficar de olho. Pois, apesar de deliciosas, elas tendem a ser ricas em calorias e gorduras trans, portanto, comer em excesso pode ter efeitos negativos para o corpo. 

Razões para reduzir o consumo de frituras

Rica em calorias

Em comparação com outros métodos de cozimento, a fritura é altamente calórica. Um dos motivos é porque quando os alimentos são fritos em óleo, eles perdem água e absorvem gordura. Ou seja, o que aumenta ainda mais sua quantidade de calorias.

Por exemplo, uma pequena batata cozida (100 gramas) contém 93 calorias e 0 gramas de gordura, enquanto a mesma quantidade (100 gramas) de batatas fritas contém 319 calorias e 17 gramas de gordura.

Razões para reduzir o consumo de frituras: a temida gordura trans

Alimentos fritos são tipicamente ricos em gorduras trans. As gorduras trans são formadas quando as gorduras insaturadas passam por um processo chamado hidrogenação.

A indústria alimentícia geralmente hidrogena gorduras usando alta pressão e gás hidrogênio para aumentar sua vida útil e estabilidade. Mas, a hidrogenação também ocorre quando os óleos são aquecidos a temperaturas muito altas durante o cozimento.

O processo altera a estrutura química das gorduras, dificultando a decomposição no corpo. Ou seja, o que pode levar a efeitos negativos à saúde.

De fato, as gorduras trans estão associadas a um risco maior de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade.

Porque a gordura trans é prejudicial para a saúde

Diversos estudos revelam os malefícios da gordura trans. Um deles, feito pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, avaliou 87 mil mulheres na fase da menopausa que consumiram o ingrediente em quantidades maiores e menores. As voluntárias que ingeriram as maiores níveis de gorduras trans tiveram um aumento de 39% no risco relativo de um AVC, quando comparadas com as que consumiram as menores quantidades.

Mais: a gordura trans promove o aumento do LDL, considerado o colesterol ruim, e reduz o HDL, que é o bom. Em outras palavras, eleva as chances de se ter infarto, inflamações generalizadas e aterosclerose. Além disso, não possui valor nutricional que justifique o seu consumo, mas faz parte de diversos produtos que fazem parte da dieta de muita gente. 

Alternativas à fritura tradicional

Para reduzir o consumo de frituras você também pode considerar alguns métodos de cozimento alternativos, incluindo:

  • No forno: esse método envolve assar a uma temperatura muito alta (232 ° C), que permite que os alimentos fiquem crocantes usando pouco ou nenhum óleo.
  • Fritadeira sem óleo: Essas máquinas funcionam circulando ar extremamente quente ao redor dos alimentos, que ficam crocantes por fora e muito úmidos por dentro, semelhantes aos alimentos tradicionalmente fritos, mas usando 70 a 80% menos óleo.

Leia também: O que é a gordura saturada e quanto você pode consumir

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor