Queixas de dores aumentam no inverno. Como lidar?

Saúde
15 de Junho, 2023
Queixas de dores aumentam no inverno. Como lidar?

Com a proximidade do inverno e a chegada das baixas temperaturas, as queixas de dores musculares e nas articulações se tornam cada vez mais frequentes. De acordo com um estudo realizado pela Escola de Medicina de Harvard, 67% das pessoas sentem mais dores quando ocorre alguma mudança brusca na temperatura. 

Leia mais: Por que precisamos dormir mais no inverno do que no verão?

Queixas de dores: regiões mais frequentes

A região dos ombros é uma das áreas que os pacientes mais indicam queixas de dores. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), Sandro da Silva Reginaldo, para o corpo humano funcionar de maneira adequada, precisamos manter uma temperatura interna entre 36°C a 37°C.

“No frio, na tentativa de ficarmos aquecidos, nosso corpo se acostumou a não se movimentar e se manter encolhido. Assim, causa um certo grau de rigidez. Com isso, as articulações e a circulação sanguínea ficam comprometidas, causando dores e espasmos”, fala.

Além disso, segundo o especialista, as quedas de temperatura podem colaborar na intensificação das dores de quem já possui algum tipo de problema crônico. Por exemplo, artrite, artrose ou escoliose.

Quais são as causas?

Ainda de acordo com o especialista, o frio pode causar mais dores em pessoas que sofrem com algum problema articular. Tudo isso, aponta, devido a dois aspectos: o primeiro é que, devido às baixas temperaturas, o líquido sinovial, responsável por trazer a lubrificação entre as articulações, fica mais espesso. Dessa forma, não cumpre adequadamente sua função.

Outro fator importante é que com a chegada de menos sangue e nutrientes aos músculos e articulações, as estruturas do nosso metabolismo ficam afetadas. Como consequência, o nosso corpo acaba tendo uma dificuldade maior em combater qualquer processo inflamatório.

O que fazer?

Por fim, o especialista dá algumas dicas para evitar esse tipo de incômodo. Primeiramente, estar sempre bem agasalhado. Além disso, é fundamental fazer alongamentos. “Esse tipo de exercício auxilia na ativação muscular, favorecendo a circulação sanguínea, além de aumentar a temperatura corporal”, salienta. “E vale lembrar que, percebendo qualquer tipo de dor incomum, procure um médico ortopedista para avaliação correta”, conclui.

Fonte: Sandro da Silva Reginaldo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração