Queijo contaminado: bactéria é encontrada em marcas brasileiras

Alimentação Bem-estar Saúde
26 de Junho, 2023
Queijo contaminado: bactéria é encontrada em marcas brasileiras

Recentemente, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) analisou marcas de queijo coalho, gorgonzola, ralado e processado, e descobriu irregularidades em alguns produtos. Entenda quais foram e os riscos de ingerir queijo contaminado para a saúde:

Análise da Proteste

Ao todo, o órgão testou 49 produtos, sendo:

  • 18 marcas de queijo coalho;
  • 9 de gorgonzola;
  • 6 de queijo processado;
  • 6 de queijo ralado.

Os pesquisadores descobriram a presença da bactéria Escheria coli acima dos limites máximos estipulados pela legislação brasileira em dois lotes de duas fabricantes de queijo coalho: Porto Alegre e SertaNorte.

Além disso, a Proteste também verificou que houve discrepâncias com relação ao teor de sódio nos quatro tipos de queijo estudados. Atualmente, a lei brasileira prevê que a quantidade de sódio presente no produto não ultrapasse 20% do valor declarado no rótulo.

No entanto, algumas marcas concentravam bem mais que isso: o queijo coalho Três Marias tinha 159% a mais de sódio do que informava; o ralado Gran Romano, 76,6%; o gorgonzola Cruzilia, 94%; e o processado São Vicente, 36,3%.

Leia também: Frascos de temperos podem estar contaminados, sugere estudo

Queijo contaminado: quais os riscos?

O micro-organismo Escheria coli já é encontrado naturalmente no intestino humano, mas quando consumido em grandes quantidades, pode causar a chamada infecção intestinal. A presença excessiva da bactéria nos alimentos pode ser ocasionada por falta de higiene ou problemas no armazenamento dos mesmos.

A infecção intestinal por Escheria coli provoca sintomas como náuseas, diarreia ou constipação, vômito, febre e até gastrite. Além disso, a bactéria pode provocar outros tipos de infecção, como as do trato urinário, em feridas, como pneumonia e até meningite em recém-nascidos.

O tratamento geralmente é feito com o uso de antibióticos e ingestão abundante de líquidos. Poucos casos evoluem para complicações que necessitam de outras intervenções, como internação, hemodiálise e drenagem de pus.

Referência: Manual MSD, Infecções por Escheria coli.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Esquizofrenia paranoide
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Esquizofrenia paranoide: entenda a condição

Condição afeta a maneira como a pessoa pensa, sente e se comporta

Confira dicas eficientes de como manter uma alimentação saudável em viagens
Alimentação Bem-estar

7 dicas para manter a alimentação equilibrada em viagens

Saiba como escolher alimentos saudáveis, planejar suas refeições e evitar exageros, sem abrir mão do prazer gastronômico na viagem

corrida ou natação
Bem-estar Movimento

Corrida ou natação: o que é melhor para a saúde cardiovascular?

Independentemente de qual modalidade você escolher, a regularidade é essencial para a saúde cardiovascular