Queijo contaminado: bactéria é encontrada em marcas brasileiras

Alimentação Bem-estar Saúde
26 de Junho, 2023
Queijo contaminado: bactéria é encontrada em marcas brasileiras

Recentemente, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) analisou marcas de queijo coalho, gorgonzola, ralado e processado, e descobriu irregularidades em alguns produtos. Entenda quais foram e os riscos de ingerir queijo contaminado para a saúde:

Análise da Proteste

Ao todo, o órgão testou 49 produtos, sendo:

  • 18 marcas de queijo coalho;
  • 9 de gorgonzola;
  • 6 de queijo processado;
  • 6 de queijo ralado.

Os pesquisadores descobriram a presença da bactéria Escheria coli acima dos limites máximos estipulados pela legislação brasileira em dois lotes de duas fabricantes de queijo coalho: Porto Alegre e SertaNorte.

Além disso, a Proteste também verificou que houve discrepâncias com relação ao teor de sódio nos quatro tipos de queijo estudados. Atualmente, a lei brasileira prevê que a quantidade de sódio presente no produto não ultrapasse 20% do valor declarado no rótulo.

No entanto, algumas marcas concentravam bem mais que isso: o queijo coalho Três Marias tinha 159% a mais de sódio do que informava; o ralado Gran Romano, 76,6%; o gorgonzola Cruzilia, 94%; e o processado São Vicente, 36,3%.

Leia também: Frascos de temperos podem estar contaminados, sugere estudo

Queijo contaminado: quais os riscos?

O micro-organismo Escheria coli já é encontrado naturalmente no intestino humano, mas quando consumido em grandes quantidades, pode causar a chamada infecção intestinal. A presença excessiva da bactéria nos alimentos pode ser ocasionada por falta de higiene ou problemas no armazenamento dos mesmos.

A infecção intestinal por Escheria coli provoca sintomas como náuseas, diarreia ou constipação, vômito, febre e até gastrite. Além disso, a bactéria pode provocar outros tipos de infecção, como as do trato urinário, em feridas, como pneumonia e até meningite em recém-nascidos.

O tratamento geralmente é feito com o uso de antibióticos e ingestão abundante de líquidos. Poucos casos evoluem para complicações que necessitam de outras intervenções, como internação, hemodiálise e drenagem de pus.

Referência: Manual MSD, Infecções por Escheria coli.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade