Pneumonia leve: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Saúde
24 de Março, 2023
Pneumonia leve: o que é, causas, sintomas e tratamentos

A pneumonia é uma doença respiratória provocada pela infiltração de agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos e reações alérgicas), provocando inflamação dos pulmões. Maior causa infecciosa de mortes de adultos e crianças, a doença pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue. Apesar de ser uma doença grave, há, ainda, a forma leve da pneumonia.  Entenda.

Leia mais: Dia Mundial da Pneumonia: doença é a que mais causa óbitos em crianças

O que é pneumonia?

Segundo o Ministério da Saúde, 2021, mais de 400 mil pacientes foram internados por causa da infecção, que possui tipos diferentes, sendo os mais comuns:

Pneumonia viral: causadas pelos mesmos vírus de gripes e resfriados comuns, como Influenza A, B ou C, H1N1, H5N1 e o vírus da Covid-19. A transmissão acontece por meio de gotículas de saliva ou secreção respiratória espalhadas no ar, pela pessoa infectada. Geralmente, produz sintomas mais leves do que outros tipos de pneumonia.

Pneumonia bacteriana: É o tipo mais comum da doença. Sua causa são vários tipos de bactérias, mas principalmente pelo Streptococcus pneumoniae, também conhecido como pneumococo. Ser fumante, ingerir bebidas alcoólicas e permanecer em ambientes fechados com ar-condicionado estão entre os principais fatores de risco.

Pneumonia leve

A pneumonia é causada por vários organismos diferentes e sua gravidade pode abranger desde a pneumonia leve até a pneumonia que coloca a vida do paciente em risco.

Assim, conforme a doença se desenvolve e há inflamação dos alvéolos pulmonares, é possível notar outros sintomas característicos da pneumonia. Uma vez que estes sintomas são muito leves, podem tornar-se difíceis de identificar e, dessa forma, é muito comum que o diagnóstico da pneumonia venha após uma gripe que não melhora, a partir de uma consulta e raio-X de tórax.

Como evitar a doença?

Entre os principais sintomas da pneumonia estão: febre alta, tosse, dor no tórax, alterações da pressão arterial, confusão mental, mal-estar generalizado, falta de ar, fraqueza, bem como secreção de muco de cor amarelada ou esverdeada.

Dessa forma, é possível prevenir a doença com atitudes simples, como lavar as mãos, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, evitar estar em aglomerações de pessoas e se vacinar.

Tratamento da pneumonia leve

Por fim, o tratamento para pneumonia pode variar de 5 a 14 dias. No entanto, alguns casos leves podem durar três dias, da mesma forma como casos mais graves podem exigir meses de tratamento.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

médico escutando batimentos cardíacos de um paciente com um estetoscópio
Saúde

Biomarcadores no sangue ajudam a identificar risco de AVC em pessoas com fibrilação atrial

Pesquisa dos Estados Unidos mostra que quatro biomarcadores presentes no sangue refletem maior sobrecarga cardíaca, inflamação e coagulação

bebês ozempic
Saúde

‘Bebês Ozempic’: medicamento pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

foto do ator Felipe Simas, que foi recentemente diagnosticado com neurite óptica
Saúde

Felipe Simas foi diagnosticado com neurite óptica. Entenda a condição

O ator Felipe Simas compartilhou em seu Instagram que foi diagnosticado e enfrentou a neurite óptica, inflamação que, se não tratada, pode comprometer a visão