Obesidade abdominal e perda de força muscular aumentam risco de queda em idosos

1 de julho, 2021

As quedas em idosos representam traumas que podem ser perigosos. Por isso, tentar evitá-las é muito importante — seja adaptando a casa e os ambientes onde a pessoa vive, ou estimulando-a a adotar hábitos para prevenir a fragilidade, como a prática de exercícios físicos e a alimentação equilibrada.

De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, do Ministério da Saúde, estima-se que um em cada três indivíduos com mais de 65 anos sofram algum tipo de queda até o fim da vida, e um em cada 20 deles fraturem alguma parte do corpo ou precisem de internação. Ainda, quando analisados os idosos com mais de 80 anos, prevê-se que 40% deles caiam. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a porcentagem sobe para 50%.

Obesidade abdominal e perda de força muscular são fatores de risco para quedas em idosos

É o que aponta um estudo realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a University College London. Nele, 2.294 participantes saudáveis com 60 anos ou mais foram acompanhados durante 8 anos.

Como resultado, a pesquisa concluiu que idosos com obesidade abdominal (acúmulo excessivo de gordura na barriga) tiveram uma diminuição na velocidade de caminhada de 15 centímetros por segundo ao longo do tempo. Pessoas sem obesidade, por outro lado, tiveram uma redução de apenas 4,8 centímetros por segundo no mesmo período.

Pode até parecer pouca coisa, mas a menor velocidade ao caminhar provavelmente significa menos mobilidade e até menos equilíbrio. O que, portanto, aumenta a chance de queda em idosos e piora consideravelmente a qualidade de vida.

Além disso, o estudo também mostrou que a gordura abdominal tem potencial inflamatório, e pode agravar um processo que ocorre naturalmente com a idade: a perda de força muscular (também conhecida como dinapenia). Assim, quando a obesidade abdominal e a dinapenia estão juntas, mais prejuízos para os idosos podem aparecer.

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Como evitar a obesidade abdominal e a perda de força muscular em idosos

A boa alimentação e a prática de exercícios regulares durante toda a vida são muito indicadas para prevenir os dois problemas. Afinal, ambas ajudam a desacelerar a perda de massa magra, poupam o sistema nervoso e, consequentemente, são pontos essenciais para uma longevidade mais saudável.

Além disso, a atividade física regular traz:

  • Melhora da capacidade cardiopulmonar e neuromuscular;
  • Maior equilíbrio e flexibilidade;
  • Controle da hipertensão arterial, diabetes e obesidade;
  • Ganhos mentais, como mais autoestima e socialização.

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Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.