Quarta dose da vacina SP: capital libera reforço para 35 anos ou mais

Saúde
11 de Julho, 2022
Quarta dose da vacina SP: capital libera reforço para 35 anos ou mais

A partir desta terça (12), a quarta dose da vacina em SP estará disponível na capital para quem tem entre 35 e 39 anos. De acordo com a prefeitura de São Paulo, a expectativa é distribuir 1 milhão de doses de reforço contra o Covid-19 para o grupo etário. Para receber a quarta dose da vacina, basta comparecer a qualquer unidade de saúde com o comprovante da primeira dose de reforço — aplicada há, pelo menos, 4 meses — e documento com foto.

Até o momento, o público-alvo do calendário são pessoas com 40 anos ou mais. Contudo, além da capital, algumas cidades de SP podem adiantar o cronograma vacinal de acordo com a oferta de vacinas por município.

Veja também: Afinal: o que pode ser a tosse seca? Veja possíveis causas e como tratar

Quarta dose da vacina em SP: quantas pessoas já se imunizaram?

Apenas na capital paulista, a prefeitura informou que mais de 33,5 milhões já receberam a vacina contra a Covid. No entanto, desse total, não está claro quem tomou uma ou completou todo o esquema vacinal. Por outro lado, a quarta dose (ou segunda dose de reforço) alcançou 58% da população elegível para o reforço. Apesar da campanha e do aumento do número de casos nas últimas semanas, a aderência ainda é baixa: para que a imunidade coletiva seja alcançada, a cobertura precisa estar entre 90% e 95%.

Razões para se vacinar contra o Covid-19

Além de ser gratuita, a vacina contra o coronavírus ajuda a minimizar os sintomas e complicações da doença, que continua altamente contagiosa. Outro benefício do imunizante é proteger as pessoas ao nosso redor — afinal, a imunidade conjunta é fundamental para enfraquecer a transmissão do vírus e, dessa forma, reduzir o número de casos.

Um estudo realizado pela King’s College de Londres, no Reino Unido, descobriu que o risco de um adulto ter Covid persistente — quando os sintomas são mais duradouros — cai pela metade com o esquema vacinal completo. Outra descoberta é que aplicação completa das doses reduz em 73% a probabilidade de hospitalização.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

bebê prematuro extremo
Gravidez e maternidade Saúde

Bebê prematuro extremo: “Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que  nasceu em janeiro com 26 semanas de vida

falta de vitamina D
Alimentação Bem-estar Saúde

Falta de vitamina D: Conheça os 4 sinais que o corpo dá

A falta de vitamina D acaba esbarrando na saúde, causando sintomas característicos. Veja quais são!

Júlia e Camille - Foto por Talita Ciardi
Gravidez e maternidade Saúde

Desafios do puerpério: nasce um filho, surge uma mãe

Apresentadora e modelo Júlia Pereira, que passou pelo seu segundo puerpério recentemente, compartilha os desafios e a beleza dessa fase