Quando procurar um médico nutrólogo?

13 de maio, 2022

Cuidar da saúde e se consultar com profissionais da medicina é essencial para prevenir e tratar doenças, além de contribuir para o alcance de uma qualidade de vida integral. Entretanto, algumas especialidades não são tão conhecidas quanto outras. O médico nutrólogo, por exemplo, é comumente confundido com os especialistas formados em nutrição. Mas é importante ressaltar as diferenças entre as ocupações. Dessa forma, saiba quando procurar um médico nutrólogo e qual a importância da profissão.

De acordo com Andrea Pereira, médica nutróloga do Hospital Israelita Albert Einstein, “um nutrólogo é um médico com especialidade em nutrição clínica”. Ela ainda explica que o profissional atende, sobretudo, pessoas com obesidade, desnutrição, câncer, além de atletas e gestantes. 

Diferença entre nutricionista e nutrólogo

Apesar de atuarem na mesma área, nutricionistas e nutrólogos possuem formações diferentes e, consequentemente, trabalham de formas distintas no atendimento clínico. Primeiramente, enquanto o nutricionista fez a graduação em nutrição, o nutrólogo, para receber esse título, precisa cursar medicina e, então, se especializar na área de Nutrologia. 

Além disso, o nutricionista costuma montar planos alimentares para os seus pacientes, de acordo com as necessidades e objetivos pontuados. Entretanto, ele não tem autorização para receitar medicamentos. Os médicos nutrólogos, por sua vez, buscam, por meio das consultas, identificar as necessidades dos pacientes e diminuir o risco do desenvolvimento de doenças. Ao contrário dos nutricionistas, eles podem prescrever remédios caso julguem necessário.

Leia também: Quais as diferenças entre nutricionista e coach nutricional? Especialista explica

Quando procurar um nutrólogo?

Geralmente, quando o objetivo do indivíduo se resume a uma mudança da rotina alimentar com o intuito de perder peso ou ganhar massa muscular, recomenda-se a consulta com nutricionistas. No caso de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão e transtornos alimentares, é interessante procurar um médico nutrólogo. Eles têm as ferramentas necessárias para oferecer o tratamento contínuo nesses casos.

“Você pode consultar um nutrólogo no caso de problemas relacionados a peso, adequação de dieta, deficiências nutricionais, suplementos e dietas enterais e parenterais, prevenção de doenças, entre outros”, explica Andrea. Além disso, é bastante comum por parte dos nutrólogos o acompanhamento de pacientes no pré e no pós-operatório da cirurgia bariátrica, procedimento que visa reduzir o peso das pessoas por meio de uma diminuição do estômago.

Fonte: Andrea Pereira, médica nutróloga

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.