Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Beleza Bem-estar
15 de Abril, 2024
Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Se você segue uma rotina de cuidados com a pele, já deve ter reparado que, em algum momento, aquele dermocosmético queridinho deixou de ter o mesmo efeito sob a sua pele. Será, então, o momento de mudar a rotina de skincare?

Segundo a dermatologista Letycia Lopes, apesar da percepção, a pele acostumada com os mesmos produtos continua se beneficiando da rotina e absorvendo os nutrientes:

“Muitas vezes, a pele conquista uma boa qualidade e o efeito do produto já não é tão expressivo quanto no início”, e completa: “Se você tinha a pele manchada e começou a tratar com um clareador, irá perceber uma ação maior no começo do tratamento. Depois de certo tempo, não apresenta tantas manchas e o processo de clareamento é mais lento, porque não há muito o que clarear”, explica.

Leia também: ABC do skincare: conheça as substâncias mais indicadas para cuidar da pele

Afinal, quando é necessário mudar a rotina de skincare?

A recomendação, segundo a dermatologista, é reavaliar a rotina a cada 3 meses. Além disso, para definir quais produtos permanecem ou não, é necessário que o paciente passe por uma análise com dermatologista.

“Eu gosto de avaliar a cada três meses. Essa mudança só traz benefícios se as nossas necessidades mudarem. Um tratamento eficiente e com resultados não deve ser alterado. Portanto, lembre-se de respeitar o intervalo da prescrição médica do seu protocolo. Muitas pessoas mudam o produto por conta própria, mas o dermatologista é o responsável por indicar o tempo de uso de cada medicamento”, comenta.

Outros cuidados com a pele

Dessa forma, outros produtos também merecem atenção minuciosa, mesmo sendo mais acessíveis e, na maioria das vezes, indicados para a maioria dos tipos de pele:

“Apesar de considerarmos básica nos cuidados de beleza, a vitamina C não é indicada para todas as pessoas. Em peles mais sensíveis, podemos priorizar outros tratamentos ou associar a Vitamina C com substâncias calmantes. Já a concentração é orientada por um dermatologista”, sugere.

Veja também: Clean Girl Aesthetic: 5 dicas para conquistar uma pele bonita e saudável

Por fim, a médica explica que cada rotina de skincare deve ser única e orientada por um profissional para obter os efeitos desejados.

“Você pode usar todos os produtos, mas isso vai depender da sua necessidade. Quem tem tendência à oleosidade pode começar com um tônico para limpeza profunda. Porém, a água micelar sugiro para regiões mais delicadas, como a dos olhos, e para retirar os resquícios de maquiagem e filtro solar. A água termal tem efeito calmante para uma pele mais irritada”, finaliza a médica.

Fonte: Letycia Lopes, dermatologista. 

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes