Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Beleza Bem-estar
15 de Abril, 2024
Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Se você segue uma rotina de cuidados com a pele, já deve ter reparado que, em algum momento, aquele dermocosmético queridinho deixou de ter o mesmo efeito sob a sua pele. Será, então, o momento de mudar a rotina de skincare?

Segundo a dermatologista Letycia Lopes, apesar da percepção, a pele acostumada com os mesmos produtos continua se beneficiando da rotina e absorvendo os nutrientes:

“Muitas vezes, a pele conquista uma boa qualidade e o efeito do produto já não é tão expressivo quanto no início”, e completa: “Se você tinha a pele manchada e começou a tratar com um clareador, irá perceber uma ação maior no começo do tratamento. Depois de certo tempo, não apresenta tantas manchas e o processo de clareamento é mais lento, porque não há muito o que clarear”, explica.

Leia também: ABC do skincare: conheça as substâncias mais indicadas para cuidar da pele

Afinal, quando é necessário mudar a rotina de skincare?

A recomendação, segundo a dermatologista, é reavaliar a rotina a cada 3 meses. Além disso, para definir quais produtos permanecem ou não, é necessário que o paciente passe por uma análise com dermatologista.

“Eu gosto de avaliar a cada três meses. Essa mudança só traz benefícios se as nossas necessidades mudarem. Um tratamento eficiente e com resultados não deve ser alterado. Portanto, lembre-se de respeitar o intervalo da prescrição médica do seu protocolo. Muitas pessoas mudam o produto por conta própria, mas o dermatologista é o responsável por indicar o tempo de uso de cada medicamento”, comenta.

Outros cuidados com a pele

Dessa forma, outros produtos também merecem atenção minuciosa, mesmo sendo mais acessíveis e, na maioria das vezes, indicados para a maioria dos tipos de pele:

“Apesar de considerarmos básica nos cuidados de beleza, a vitamina C não é indicada para todas as pessoas. Em peles mais sensíveis, podemos priorizar outros tratamentos ou associar a Vitamina C com substâncias calmantes. Já a concentração é orientada por um dermatologista”, sugere.

Veja também: Clean Girl Aesthetic: 5 dicas para conquistar uma pele bonita e saudável

Por fim, a médica explica que cada rotina de skincare deve ser única e orientada por um profissional para obter os efeitos desejados.

“Você pode usar todos os produtos, mas isso vai depender da sua necessidade. Quem tem tendência à oleosidade pode começar com um tônico para limpeza profunda. Porém, a água micelar sugiro para regiões mais delicadas, como a dos olhos, e para retirar os resquícios de maquiagem e filtro solar. A água termal tem efeito calmante para uma pele mais irritada”, finaliza a médica.

Fonte: Letycia Lopes, dermatologista. 

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva