Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica
Se você segue uma rotina de cuidados com a pele, já deve ter reparado que, em algum momento, aquele dermocosmético queridinho deixou de ter o mesmo efeito sob a sua pele. Será, então, o momento de mudar a rotina de skincare?
Segundo a dermatologista Letycia Lopes, apesar da percepção, a pele acostumada com os mesmos produtos continua se beneficiando da rotina e absorvendo os nutrientes:
“Muitas vezes, a pele conquista uma boa qualidade e o efeito do produto já não é tão expressivo quanto no início”, e completa: “Se você tinha a pele manchada e começou a tratar com um clareador, irá perceber uma ação maior no começo do tratamento. Depois de certo tempo, não apresenta tantas manchas e o processo de clareamento é mais lento, porque não há muito o que clarear”, explica.
Leia também: ABC do skincare: conheça as substâncias mais indicadas para cuidar da pele
Afinal, quando é necessário mudar a rotina de skincare?
A recomendação, segundo a dermatologista, é reavaliar a rotina a cada 3 meses. Além disso, para definir quais produtos permanecem ou não, é necessário que o paciente passe por uma análise com dermatologista.
“Eu gosto de avaliar a cada três meses. Essa mudança só traz benefícios se as nossas necessidades mudarem. Um tratamento eficiente e com resultados não deve ser alterado. Portanto, lembre-se de respeitar o intervalo da prescrição médica do seu protocolo. Muitas pessoas mudam o produto por conta própria, mas o dermatologista é o responsável por indicar o tempo de uso de cada medicamento”, comenta.
Outros cuidados com a pele
Dessa forma, outros produtos também merecem atenção minuciosa, mesmo sendo mais acessíveis e, na maioria das vezes, indicados para a maioria dos tipos de pele:
“Apesar de considerarmos básica nos cuidados de beleza, a vitamina C não é indicada para todas as pessoas. Em peles mais sensíveis, podemos priorizar outros tratamentos ou associar a Vitamina C com substâncias calmantes. Já a concentração é orientada por um dermatologista”, sugere.
Veja também: Clean Girl Aesthetic: 5 dicas para conquistar uma pele bonita e saudável
Por fim, a médica explica que cada rotina de skincare deve ser única e orientada por um profissional para obter os efeitos desejados.
“Você pode usar todos os produtos, mas isso vai depender da sua necessidade. Quem tem tendência à oleosidade pode começar com um tônico para limpeza profunda. Porém, a água micelar sugiro para regiões mais delicadas, como a dos olhos, e para retirar os resquícios de maquiagem e filtro solar. A água termal tem efeito calmante para uma pele mais irritada”, finaliza a médica.
Fonte: Letycia Lopes, dermatologista.