Saiba o momento ideal para começar a usar óculos

Saúde
11 de Agosto, 2022
Saiba o momento ideal para começar a usar óculos

Nos últimos anos, o uso excessivo de telas acaba afetando a visão. Com isso, a famosa dor no olho pode significar que é necessário colocar óculos. Contudo, como reconhecer a hora exata de ir ao oftalmologista e quando começar a usar óculos? Alguns sinais de alerta e visitas periódica ao médico podem evitar um grande grau de astigmatismo ou miopia. 

Antes de tudo, é sempre muito importante ficar atento aos sintomas. Veja alguns deles: 

  • Dificuldade em enxergar; 
  • Dores de cabeça frequentes; 
  • Visão cansada; 
  • Sensibilidade à luz; 
  • Visão embaçada; 
  • Visão dupla. 

Leia também: Ler no ônibus ou carro faz mal para a visão?

Quando começar a usar óculos? 

Busque por um oftalmologista em qualquer sinal de algum dos sintomas acima. Entretanto, faça uma visita anual ao especialista para checar como está a saúde dos olhos. O tratamento com o oftalmologista é feito presencialmente, ele pode pedir exames complementares para o diagnóstico. 

Visitar o médico regularmente é essencial para evitar o avanço de doenças como glaucoma e catarata. Essas doenças podem cegar, por isso, o diagnóstico deve ser feito o quanto antes. Não buscar por um oftalmologista é perigoso, afinal, pode gerar o avanço dessas doenças e levar até a cegueira. No caso de pessoas com miopia ou astigmatismo, dores de cabeça, vista cansada e visão embaçada podem ser recorrentes.

Qual é o grau do óculos de descanso?

Em muitos casos, o indicado é fazer o uso do óculos de descanso, mas, na verdade, ele não possui nenhum grau. Assim, a função dele é proteger a visão, dessa forma, previne o cansaço e protege contra raios UV e luzes que podem ser maléficas. Sendo assim, o óculos de descanso não corrige qualquer problema de visão, para isso, somente o uso de óculos de grau. 

Leia também: Ver muita televisão na meia-idade pode afetar o cérebro, dizem estudos

Por fim, o uso excessivo de telas como TVs, celulares e computador é causador de muitos dos problemas citados. Portanto, para manter a visão saudável, mantenha uma distância entre 40 e 70 cm da face para a tela, pisque com frequência para manter a lubrificação dos olhos e pause por 20 segundos após 20 minutos de leitura.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite