Ler no ônibus ou carro faz mal para a visão?

Bem-estar Equilíbrio Saúde
10 de Agosto, 2022
Ler no ônibus ou carro faz mal para a visão?

Ao pegarmos o transporte público ou viajarmos em família, é comum ver alguém lendo um livro, jornal ou qualquer outro material. Esses automóveis se mexem bastante, por isso, a leitura pode não ser tão fácil. Afinal, será que ler no ônibus ou carro traz algum perigo para a visão?

Há quem acredite que ler em movimento causa descolamento de retina, contudo, a informação não é verdadeira e ler em público não faz mal. Para algumas pessoas, a leitura nesses meios pode não ser a melhor opção, especialmente se surgirem incômodos como a tontura ao praticar.

Leia também: Dormir com a luz acesa faz mal? Estudo revela consequências 

“Para pacientes com cinetose essa atividade pode gerar grande mal estar. A cinetose, conhecida também como enjoo de movimento, é um quadro de náusea, com ou sem vômitos, que ocorre em algumas pessoas quando estão passivamente em movimento, por exemplo, durante uma leitura em uma viagem de carro. Pode acontecer em viagens  de automóvel, avião, trem ou barco”, conta a oftalmologista Ione Alexim, oftalmologista do Instituto de Ciências Neurológicas (ICNE).

A oftalmologista explica que para quem tem cinetose, ler durante uma viagem não tem nenhuma contra indicação e, ao contrário, pode ser uma atividade prazerosa, que ajuda a passar o tempo mais rápido. 

Ler no ônibus: o que força a vista no dia a dia? 

A leitura prolongada através do uso excessivo de eletrônicos ou leitura física em pacientes que usam óculos de grau, mas ainda não estão fazendo o uso de correção óptica, pode forçar a vista e gerar mal estar, segundo a médica. Por fim, ela dá dicas de como manter a visão sempre boa: 

  • Ter periodicidade anual de consulta ao oftalmologista; 
  • Manter uma distância ideal entre os olhos e o objeto de leitura (30/40 cm para leitura e 70 cm para o uso do computador);
  • Realizar leitura em um ambiente sob boa iluminação, de preferência luz natural; 
  • Evitar a exposição direta a locais de saídas do ar condicionado e piscar com maior frequência. Assim, evita o ressecamento ocular e mantém uma boa lubrificação dos olhos e qualidade visual.

“A cada 20 minutos de leitura ou de uso de dispositivos eletrônicos, devemos fazer uma pausa de 20 segundos olhando para uma distância de 20 pés, que equivale a mais ou menos seis metros. Na vigência de qualquer dificuldade visual, seja para a visão de perto, visão de longe ou mesmo na persistência de qualquer incômodo ocular, um oftalmologista deverá ser consultado”, completa.

Fonte: Ione Alexim, oftalmologista do Instituto de Ciências Neurológicas (ICNE) CRM-SP: 130990

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões