Ler no ônibus ou carro faz mal para a visão?

Bem-estar Equilíbrio Saúde
10 de Agosto, 2022
Ler no ônibus ou carro faz mal para a visão?

Ao pegarmos o transporte público ou viajarmos em família, é comum ver alguém lendo um livro, jornal ou qualquer outro material. Esses automóveis se mexem bastante, por isso, a leitura pode não ser tão fácil. Afinal, será que ler no ônibus ou carro traz algum perigo para a visão?

Há quem acredite que ler em movimento causa descolamento de retina, contudo, a informação não é verdadeira e ler em público não faz mal. Para algumas pessoas, a leitura nesses meios pode não ser a melhor opção, especialmente se surgirem incômodos como a tontura ao praticar.

Leia também: Dormir com a luz acesa faz mal? Estudo revela consequências 

“Para pacientes com cinetose essa atividade pode gerar grande mal estar. A cinetose, conhecida também como enjoo de movimento, é um quadro de náusea, com ou sem vômitos, que ocorre em algumas pessoas quando estão passivamente em movimento, por exemplo, durante uma leitura em uma viagem de carro. Pode acontecer em viagens  de automóvel, avião, trem ou barco”, conta a oftalmologista Ione Alexim, oftalmologista do Instituto de Ciências Neurológicas (ICNE).

A oftalmologista explica que para quem tem cinetose, ler durante uma viagem não tem nenhuma contra indicação e, ao contrário, pode ser uma atividade prazerosa, que ajuda a passar o tempo mais rápido. 

Ler no ônibus: o que força a vista no dia a dia? 

A leitura prolongada através do uso excessivo de eletrônicos ou leitura física em pacientes que usam óculos de grau, mas ainda não estão fazendo o uso de correção óptica, pode forçar a vista e gerar mal estar, segundo a médica. Por fim, ela dá dicas de como manter a visão sempre boa: 

  • Ter periodicidade anual de consulta ao oftalmologista; 
  • Manter uma distância ideal entre os olhos e o objeto de leitura (30/40 cm para leitura e 70 cm para o uso do computador);
  • Realizar leitura em um ambiente sob boa iluminação, de preferência luz natural; 
  • Evitar a exposição direta a locais de saídas do ar condicionado e piscar com maior frequência. Assim, evita o ressecamento ocular e mantém uma boa lubrificação dos olhos e qualidade visual.

“A cada 20 minutos de leitura ou de uso de dispositivos eletrônicos, devemos fazer uma pausa de 20 segundos olhando para uma distância de 20 pés, que equivale a mais ou menos seis metros. Na vigência de qualquer dificuldade visual, seja para a visão de perto, visão de longe ou mesmo na persistência de qualquer incômodo ocular, um oftalmologista deverá ser consultado”, completa.

Fonte: Ione Alexim, oftalmologista do Instituto de Ciências Neurológicas (ICNE) CRM-SP: 130990

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas