Dormir com a televisão ligada faz mal? Saiba mais

3 de setembro, 2021

Você costuma colocar um filme ou uma série para assistir à noite e quando menos espera, cai no sono? Se sim, saiba que dormir com a televisão ligada não é uma boa ideia. 

O sono é a principal forma que o nosso organismo tem de se recuperar do cansaço e do estresse que passamos todos os dias. Assim, ter um sono de qualidade é essencial para a nossa saúde. 

Não dormir o suficiente aumenta o risco de ficar doente quando exposto a um vírus e retarda o processo de recuperação do seu corpo. Ao dormir, nosso corpo libera proteínas chamadas citocinas, que ajudam o organismo a se defender contra infecções, inflamações e estresse.

Leia também: Insônia: O que é, causas, sintomas e como tratar

Consequências de dormir com a televisão ligada

Veja abaixo como a televisão ligada pode afetar o seu sono:

Dormir com a televisão ligada estimula o cérebro

Segundo especialistas, um dos maiores problemas em dormir com a televisão ligada é que isso pode estimular o cérebro. Isso porque flashes de luzes, mudanças no som, novos alertas e muito mais podem fazer você acordar de repente, podendo até causar insônia crônica.

Leia também: Dicas para acabar com a insônia e dormir melhor

Reduz a produção de melatonina

A melatonina — o hormônio que nos ajuda a dormir — sinaliza ao corpo que é hora de descansar e se recuperar do dia. O uso da televisão e outros dispositivos que produzem luz azul pode reduzir a quantidade de melatonina.

Um estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism analisou a exposição à luz artificial em 116 pessoas sem diagnóstico de distúrbios do sono.

Dessa maneira, os resultados mostraram que, quando comparada à luz fraca, a exposição à luz ambiente entre o anoitecer e a hora de dormir reduziu a produção de melatonina em cerca de 99% dos participantes. Apesar de o estudo não ter mencionado explicitamente o brilho da TV, os pesquisadores observaram os participantes que viviam em uma sala com luz de até 200 lux (a medição da intensidade da luz), enquanto a luz fraca era inferior a 3 lux.

Afeta a saúde física

A televisão pode fazer com que você durma menos. E não ter um sono adequado não é nada bom. Pois isso pode afetar a saúde, contribuindo para problemas como pressão alta, imunidade enfraquecida e perda de memória.

De acordo com uma pesquisa feita em 2019, dormir com luz artificial, como a da TV, estava associado a um risco maior de obesidade. O estudo descobriu que esse risco aumentava mesmo que não houvesse diminuição na quantidade ou na qualidade do sono que os participantes recebiam.

Portanto, mesmo que você tenha uma ótima noite de sono em frente à televisão, a sua saúde pode ser prejudicada a longo prazo.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo