Relatório da OMS: principais causas de morte no mundo

Saúde
21 de Setembro, 2022
Relatório da OMS: principais causas de morte no mundo

De acordo com o novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças não transmissíveis, como diabetes, câncer, condições cardiovasculares e respiratórias crônicas são as principais causas de morte no mundo todo. Cerca de três quartos de todos os óbitos mundiais, o que dá em torno de 41 milhões de pessoas todos os anos.

Principais causas de morte: entenda mais

Além disso, o documento revela que a cada dois segundos uma pessoa com menos de 70 anos morre de uma das quatro doenças não transmissíveis. Outro dado que chama atenção é que 86% dessas mortes são em países de baixa e média renda. Entre os principais fatores de risco estão o cigarro, alimentação não saudável, consumo de álcool, sedentarismo e até a poluição do ar.

Afinal, quais são as causas das DCNT?

As DCNT caracterizam-se por ter uma etiologia múltipla e muitos fatores de risco. Por exemplo, o uso de tabaco, consumo nocivo de álcool, alimentação não saudável e atividade física insuficiente. Além disso, são conhecidas pelos longos períodos de latência, curso prolongado e também por associarem-se a deficiências e incapacidades funcionais. 

As DCNT se desenvolvem no decorrer da vida, podendo surgir em qualquer idade, a depender do grau de exposição dos indivíduos aos fatores de risco para as doenças. Não é possível a transmissão entre pessoas e, cabe ressaltar que as DCNT são preveníveis. Dessa forma, cuidados com a alimentação e a prática de atividade física são fundamentais na prevenção.

Prevenção e Controle

Inicialmente, mudanças nos hábitos são necessárias tanto na prevenção como no controle das doenças crônicas. Por isso, um estilo de vida saudável pode melhorar a expectativa e a qualidade de vida. Veja algumas ações que podem ser implementadas no dia a dia:

  • Manter uma alimentação saudável e variada, rica em frutas, vegetais e cereais, por exemplo. Reduzir, também, o consumo de industrializados, açúcar e sódio;
  • Praticar atividades físicas regulares;
  • Reduzir/evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Não fumar.

Leia mais: Doenças crônicas não transmissíveis: o que são, tipos e como prevenir

Fonte: OMS

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher com pedra na vesícula preparando ovo para comer
Alimentação Bem-estar Saúde

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo?

A coleitíase ocorre quando há o acúmulo de depósitos sólidos na vesícula biliar.

mãos de mulher separando pílulas ao lado de um prato de salada
Bem-estar Saúde

Suplementar estas vitaminas na menopausa ajuda a aliviar sintomas e prevenir complicações

A partir do climatério, o organismo demanda um aporte de nutrientes ampliado. Confira quais são as melhores vitaminas para a menopausa

equipamentos para dieta enteral
Alimentação Bem-estar Saúde

Guia da dieta enteral (alimentação por sonda): tipos, como fazer e cuidados

Entenda a forma de alimentação para pacientes que não conseguem (ou não podem) comer pela boca