Preta Gil está com câncer de intestino. Entenda mais sobre a doença

Saúde
11 de Janeiro, 2023
Preta Gil está com câncer de intestino. Entenda mais sobre a doença

Preta Gil revelou na última terça-feira que foi diagnosticada com um adenocarcinoma na porção final do intestino, isto é, câncer no intestino. Recentemente, a cantora de 48 anos foi internada em uma clínica no Rio de Janeiro por causa de um desconforto que sentia.

“Graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um Adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante”, disse. Entenda mais sobre o que é a doença.

Lei mais: Bactéria que vive na boca pode aumentar o risco de câncer de intestino

O que é o adenocarcinoma, diagnosticado em Preta Gil?

Primeiramente, o carcinoma é o tipo de câncer mais comum nos seres humanos, podendo surgir em praticamente todos os tecidos do nosso corpo. Origina-se, então, de um tecido epitelial, ou seja, o tecido que recobre a pele e a maioria dos órgãos. Nesse sentido, essa célula epitelial sofre uma transformação maligna. Por exemplo, se a célula que sofreu mutação é uma célula epitelial do rim, o câncer que surge dela é o carcinoma de células renais; se a origem do câncer for a célula epitelial do fígado, conhecida como hepatócito, o câncer se chamará hepatocarcinoma.

Já o adenocarcinoma ocorre quando o câncer surge de um tecido epitelial que contém glândulas, como o estômago, cólon, pâncreas, próstata ou mama, o carcinoma. Os carcinomas e adenocarcinomas mais comuns são os da pele, próstata, pulmão, mama, cólon, útero, fígado, rins e pâncreas.

Quais são as causas do câncer de intestino?

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Assim, o tumor maligno quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino.

A maioria dos casos não tem causa conhecida, mas a doença ocorre mais em pessoas que:

  • Têm excesso de gordura corporal;
  • Consomem carnes vermelhas, como carne de vaca, porco e cordeiro, por exemplo, acima da quantidade recomendada.
  • Consomem carnes processadas, como bacon, presunto, mortadela, salame, peito de peru defumado, salsicha e linguiça;
  • Têm uma alimentação pobre em fibras;
  • São fumantes e consomem bebida alcoólica.

A história pessoal ou familiar de pólipos, doenças inflamatórias intestinais ou câncer do intestino também aumenta as chances do aparecimento deste câncer.

Sintomas do câncer de intestino

  • Perda de peso;
  • Anemia sem causa aparente;
  • Alteração do hábito intestinal;
  • Sangramento nas fezes;
  • Massas abdominais e inchaço na região.
  • Dor ou desconforto abdominal
  • Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas)

Diagnóstico do câncer de intestino

O exame de sangue oculto nas fezes pode identificar pequenos sangramentos nas fezes, invisíveis a olho nu, causados por pólipos e tumores de intestino. Se esse exame mostrar alteração, você será encaminhado para fazer uma colonoscopia, procedimento capaz de diagnosticar e mesmo tratar algumas lesões, evitando que elas se transformem em câncer. O tratamento, por sua vez, é variável. Pode incluir quimioterapia, radioterapia e cirurgia, por exemplo.

Como prevenir o câncer de Preta Gil

Apesar de não ser possível mudar os fatores genéticos que tornam as pessoas propensas ao câncer colorretal, os riscos podem ser reduzidos com medidas simples, como prevenir a obesidade.

“A obesidade é um fator de risco muito importante. O mesmo vale para dietas pobres em fibras, com poucos vegetais, legumes, frutas e ingestão excessiva de carne vermelha (consumo acima de 500g por semana). A alimentação tem um papel fundamental não só na prevenção, mas no tratamento. Infelizmente, quando o câncer é detectado por meio dos sintomas, na maioria das vezes já evoluiu para uma fase avançada e só pode ser tratado com a cirurgia (ressecção do intestino) e/ou quimioterapia. Mas vale ficar alerta aos sinais e procurar um médico”, explica Danielle Laperche, médica oncologista, em entrevista anterior à Vitat.

Dessa forma, a melhor maneira de prevenir o câncer de intestino é com bons hábitos de saúde. Algumas orientações da especialista:

  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Não fume ou reduza a quantidade de cigarros por dia;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, carne vermelha e embutidos;
  • Além disso, ingira diariamente fibras (25 a 30g), frutas e verduras (2 a 5 xícaras);
  • Tenha uma dieta rica em vegetais, principalmente hortaliças brássicas (brócoliscouve-flor, couve-de-bruxelas e repolho), que ajudam no desempenho intestinal e evitam inflamações.

Referência: Manual MD.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar