Pratos típicos do Qatar para entrar no clima da Copa
Sede da Copa do Mundo 2022, o Qatar está recebendo milhares de turistas de diversos cantos do mundo. Além, claro, de aproveitar as partidas de futebol, os torcedores podem se deliciar com diversos pratos típicos do Qatar. A culinária do país, que está localizado no continente asiático, reúne influências do Irã, Líbano, Índia, norte da África e da cultura nômade beduína.
“O povo do Catar tem, na sua lista de pratos típicos, alguns parecidos com os brasileiros, como ensopados caseiros e arroz cozido com carnes. Mas a característica principal é mesmo a forte marca de especiarias e condimentos no preparo dos alimentos, e o consumo de carnes como o cordeiro, peixes e frutos do mar”, comenta Patricia de Moraes Pontilho, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.
Pratos típicos do Qatar
Para entrar no clima da Copa e sentir ainda mais a energia do torneio, que tal conhecer alguns pratos típicos da região e, quem sabe, reproduzir algumas receitas em casa?
Saloona
Tal prato se trata de um ensopado de legumes feito à base de carne de boi, cordeiro, frango ou peixe, incluindo legumes por exemplo batata, cenoura, beringela e tomate.
Para preparar, basta temperar a proteína escolhida, fritá-la até dourar, refogar os legumes, misturar tudo e deixar cozinhar por cerca de 20 minutos e, então, servir.
Warak enab
Este é um petisco feito a partir de um enroladinho de folhas de parreira com recheio de carne. Aqui, conhecemos essa receita com o nome de “charuto árabe”. Ela pode ser feita na folha de uva, basta recheá-la e, então, cozinhá-la na pressão.
Pratos típicos do Qatar: Majboos
O Majboos é um arroz temperado, feito com cordeiro ou frango e legumes — muito similar à galinhada brasileira.
Kousa mahshi
Esse prato é composto por abobrinha recheada com arroz e carne carneiro moída, que pode ser mergulhada em molho de tomate ou iogurte.
Tahine
Tal creme de gergelim é usado como complemento de pratos doces e bastante conhecido no Brasil. É possível comprá-lo pronto ou preparar em casa. Para isso, basta moer 1 xícara de chá de gergelim com 1 colher de chá de óleo de gergelim ou azeite e, então, adicionar água e sal até ficar homogêneo.
Leia também: Comida árabe: Melhores escolhas para não sair da dieta
Pratos típicos do Qatar: Tabule
Outro prato típico do Qatar mas bastante conhecido em território brasileiro é o tabule. Na verdade, tal receita tem origem libanesa. Ela é feita, sobretudo, de triguilho, tomate, cebola, salsa, hortelã e outras ervas, com suco de limão, pimenta e temperos.
Khanfaroosh
Ótima opção para acompanhar o café, o khanfaroosh é um pãozinho em forma de disco à base de farinha de arroz, leite e cardamomo. Além disso, ele pode ser consumido mergulhado no mel.
Luqaimat
Já no que diz respeito às sobremesas, a luqaimat é uma das mais populares do país. O doce se parece com um bolinho de chuva. Isso porque ele é frito, feito com açúcar, farinha, levedura, amido de milho e cardamomo, apresentando uma consistência crocante por fora e fofinha por dentro.
Limonada de hortelã
Por fim, é claro que não poderia faltar uma boa bebida para acompanhar todos esses pratos. No Qatar, as bebidas alcoólicas não costumam ser bem-vindas por conta de tradições culturais. Assim, a queridinha de lá é a limonada de hortelã.
Fonte: Patricia de Moraes Pontilho, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera