Pós-parto e corpo: Gabi Brandt emagreceu 17 kg após dar à luz

Gabi Brandt ficou conhecida nacionalmente depois de participar do reality De Férias com o Ex em 2016. Atualmente, com 26 anos, ela soma mais de 7 milhões de seguidores no Instagram. Além disso, ela é mãe de Davi, 2, e Henri, 1. Além das transformações no estilo de vida da influenciadora, a mudança em seu corpo foi bastante perceptível. Isso porque ela emagreceu 17 kg depois de ter os dois filhos. Entenda a relação entre pós-parto e corpo:

“Pra quem não sabe, eu tinha 67 kg, mais ou menos, e hoje eu tenho 50. Eu não emagreci porque eu fiz dieta, porque eu quis emagrecer, porque eu quis ficar assim. Eu emagreci porque eu tive dois filhos e, no pós-parto, eu perdi muito peso”, declarou a influenciadora durante vídeo publicado no TikTok.

Geralmente, as mulheres demoram para voltar ao peso anterior à gravidez. No caso da mãe de Davi e Henri foi diferente. É preciso entender que cada organismo funciona de uma maneira. Apesar de ser comum o ganho de peso e a dificuldade de emagrecer, às vezes, mulheres perdem alguns quilos após o parto e os motivos podem ser diversos.

A amamentação, por exemplo, colabora com o processo de emagrecimento, uma vez que a produção de leite exige um gasto calórico extra. Além disso, é preciso levar em conta outros fatores como metabolismo, saúde mental e alimentação.

Pós-parto e corpo: alimentação

Para as mamães de futura viagem, um conselho necessário é o de estar sempre atenta à alimentação. Afinal, o bebê recebe os nutrientes do leite materno. Além disso, cuidar da própria saúde é essencial para ter disposição, não é mesmo?

Normalmente, recomenda-se o consumo de 1800 a 2200 calorias por dia para essas mulheres. Caso haja a amamentação, é preciso aumentar essa ingestão. A dieta pós-parto precisa ser composta, sobretudo, por proteínas, cálcio e ferro — além, claro, de um alto consumo de água. 

Por outro lado, os profissionais da saúde não indicam alimentos como álcool, cafeína e alguns peixes. Acima de tudo, é importante ter o acompanhamento médico e, em determinados casos, a consulta com nutricionistas. Dessa forma, é possível encontrar o melhor cardápio para a sua realidade.

Emagrecer no pós-parto

Muitas vezes, na busca pelo emagrecimento, acabam iniciando o processo de perda de peso ainda na fase de amamentação. Entretanto, fazer dietas restritivas no pós-parto não é recomendado pelos especialistas. Na verdade, o ideal é manter uma alimentação equilibrada.

“A melhor forma para emagrecer amamentando sem prejudicar o leite é comer de forma natural e nutritiva. Praticar atividade física dentro do possível e com liberação médica, e manter a ingestão de água, no mínimo 3 ou 4 litros por dia, também ajudam a manter a rotina saudável”, explica Vivian Berkowitz, nutricionista funcional integrativa.

Além disso, é interessante evitar alimentos industrializados e ultraprocessados. Cuidar da saúde mental também é fundamental, já que ela tem um impacto significativo no apetite e no ganho ou perda de peso.

Praticar exercícios físicos de baixa intensidade também é indicado. Para saber quando começar a praticar atividade física no pós-parto, é importante conversar com um médico. A caminhada, por exemplo, é uma ótima opção para voltar de forma respeitosa com o próprio corpo.

Leia também: Puérperas e recém-nascidos: OMS divulga novas diretrizes para apoiá-los no pós-parto

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.