Por que você quer emagrecer? Definir um bom motivo garante motivação

Bem-estar Equilíbrio
24 de Julho, 2019
Por que você quer emagrecer? Definir um bom motivo garante motivação

Por que você quer emagrecer? Muitas pessoas têm vontade de emagrecer, mas poucas querem fazer isso pela própria saúde — a maioria ainda pensa na estética. Hoje, uma das frases mais frequentes nas redes sociais de páginas de dietas, musculação e fitness é a seguinte: “Eu faço porque eu posso, eu posso porque eu quero, eu quero porque me disseram que eu não conseguiria.”

Essa mensagem, geralmente, rende muitas curtidas, compartilhamentos e comentários – e isso pode ser preocupante. Leia, novamente, o final com atenção: “eu quero porque me disseram que eu não conseguiria.”

Por que você quer emagrecer? Se coloque como prioridade

Reflita um pouco sobre essa frase e se pergunte: você quer mesmo emagrecer simplesmente porque duvidaram de você? Em vez de ligar para o seu corpo, você vai ligar para pessoas que mal te conhecem? Você quer mesmo deixar que a opinião de terceiros influencie nas decisões da sua vida?

Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, temos más notícias: você não está preocupado com você, mas sim preocupado com o que os outros pensam de você.

Leia também: Como treinar a mente para manter o pensamento positivo

Talvez você seja uma daquelas pessoas que sempre tiveram problemas com peso e que, por isso, já ouviram os mais diversos xingamentos e ofensas durante a vida – principalmente, na infância.

Com todo esse “bullying acumulado”, você acaba transferindo a “energia” dessas mágoas e frustrações que foram adquiridas durante a vida para emagrecer e mostrar para todos aqueles que já te ofenderam que você é melhor do que eles pensam. Assim, você quer mostrar que é capaz, sim, de ser como eles – ou até melhor que eles.

Leia também: Mindful Eating: O método que ensina a comer de forma consciente

E é, exatamente, aqui que entra o problema. Tenha sempre uma coisa em mente: você não precisa provar nada para ninguém.

Na verdade, há uma pessoa, sim, que precisa das suas aprovações. Uma única pessoa que você não pode decepcionar nunca, não importa o que aconteça: você mesmo.

Você só deve satisfação a si mesmo

Sempre que você se deparar com pessoas que duvidam de você ou que insistem em te “diminuir”, lembre-se de uma coisa: essas pessoas não te conhecem, não sabem da sua vida e, absolutamente, não têm ideia do que você já passou.

Ou seja, se você quer emagrecer, faça por você, pela sua saúde, pela sua autoestima e pelo seu bem-estar físico e mental. Não faça pelos outros, faça porque você merece.

Desse modo, vai ser muito mais fácil manter a motivação durante a jornada do emagrecimento (que, convenhamos, nem sempre é simples). Além disso, ressignificar o motivo pelo qual você está querendo emagrecer contribui para que você não desista quando tiver que enfrentar dificuldades.

Leia também: Quando o estresse vira compulsão alimentar

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!