Por quanto tempo devo tomar vitamina B12?

Alimentação Bem-estar Saúde
20 de Setembro, 2023
Por quanto tempo devo tomar vitamina B12?

A vitamina B12 pode ser encontrada em fontes de proteína animal, como fígado, salmão, leite e queijo. Também conhecida como cobalamina, a vitamina desempenha funções importantes no organismo humano, principalmente com relação ao sistema nervoso. Além disso, o nutriente também é essencial na formação de glóbulos vermelhos no sangue. Com isso, muitas pessoas tendem a se perguntar “por quanto tempo devo tomar vitamina B12?”. Continue lendo e entenda!

Veja também: Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Quando é necessário tomar vitamina B12?

Por quanto tempo tomar vitamina B12

A indicação de suplementação acontece quando a pessoa não tem uma dieta saudável e rica em vitamina B12 ou quando quadros mais sérios de saúde já estão instalados e precisam de atuação rápida. A seguir, veja os principais casos em que a é necessário suplementar o nutriente: 

  • Anemia; 
  • Histórico de cirurgia bariátrica;
  • Gastrectomia prévia;
  • Doença de Crohn;
  • Doença Celíaca;
  • Gastrite atrófica e hipocloridria (especialmente para idosos);
  • Idade avançada;
  • Uso de medicamentos;
  • Estilo de vida vegano/ vegetariano;
  • Por fim, demais dificuldades de absorção gastrointestinal.

Sintomas de falta de vitamina B12

Os principais sintomas são: pele pálida, falta de equilíbrio, formigamento, fraqueza, desordem mental, inflamação intestinal, depressão e quadros neurológicos mais graves. Porém, pode ser que a deficiência se desenvolva de modo assintomático, ou seja, sem apresentar indícios. Por isso, é fundamental manter o check-up anual para identificar possíveis carências.

Vale reforçar que embora existam sintomas característicos da falta da vitamina, é necessário realizar exames de sangue que comprovem a carência nutricional. Além disso, a automedicação, ainda que de vitaminas, pode ser prejudicial à saúde e causar quadros de hipovitaminose, por exemplo. 

E por quanto tempo tomar vitamina B12?

Para entender quanto tempo a suplementação dura, é necessário entender a causa raiz da falta de vitamina B12. Ou seja, tudo começa com o diagnóstico e exame para que então a duração seja definida pelo médico de acordo com o nível da carência nutricional. 

Assim, a suplementação pode ser tanto semanal, quanto mensal, por tempo determinado ou até que a deficiência seja corrigida.

Qual a quantidade ideal de consumo de vitamina B12?

Diariamente, o nosso corpo necessita de, no mínimo, de 1 mcg de vitamina B12. Contudo, a quantidade pode variar de acordo com as necessidades individuais. A seguir, confira os valores indicados:

  • Crianças (de 6 meses a 13 anos): de 0,4 mcg a 1,8 mcg
  • Gestantes: 2,6 mcg por dia.
  • Lactantes: 2,8 mcg por dia.
  • Adultos: 2,4 mcg  de vitamina B12 por dia.
  • Idosos (a partir de 50 anos): 25-100 mcg por dia.

Por fim, pessoas com deficiência de B12 devem ter acompanhamento médico. Para saber a quantidade indicada para você, procure um nutricionista e realize exames de rotina. Dessa forma, o profissional descobrirá se é o caso de obter o nutriente por meio da alimentação ou suplementação.

Formas de suplementação

A vitamina B12 pode ser suplementada de formas diferentes para atender preferências individuais dos pacientes ou mesmo as necessidades médicas de cada um quanto a absorção e gravidade da condição de saúde. Veja quais são as principais formas de suplementação:

  • Cápsulas e comprimidos: a forma mais tradicional de repor vitaminas;
  • Suplementos sublinguais: pastilhas colocadas debaixo da língua que dissolvem gradualmente;
  • Injeções musculares: indicadas para deficiências mais severas.

Veja também:

Referência: BVS Atenção Primária em Saúde.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado