Poluição sonora: como pode afetar a saúde

Saúde
10 de Maio, 2023
Poluição sonora: como pode afetar a saúde

A poluição sonora é a presença de ruídos excessivos e indesejados no ambiente, que podem causar prejuízos à saúde e ao bem-estar das pessoas e dos animais. Assim, esses ruídos podem ser produzidos por fontes variadas, como tráfego de veículos, construções, indústrias, sistemas de som, entre outros.

Nos dias atuais, a exposição a uma grande quantidade de ruídos diariamente tornou-se comum, principalmente nas grandes cidades. Mas além da perda auditiva, a poluição sonora também está relacionada ao déficit de raciocínio.

Perda auditiva

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a poluição sonora pode causar uma série de problemas para a sua saúde, um dos principais é a perda auditiva.

“Até 5% da perda auditiva e surdez da população mundial está relacionado à poluição sonora em grandes cidades. A razão mais comum que as pessoas perdem sua audição como adultos é perda auditiva relacionada à idade, chamada presbiacusia, uma alteração no órgão auditivo gerada pela idade, mas que também sofre influência do ambiente”.

Além disso, o especialista explica que o aumento dos casos de presbiacusia está relacionado com o fato de vivermos em um ambiente com muito barulho. “Isso causa uma perda auditiva gradual e queda na qualidade de vida” afirma Dr. Fabiano.

Leia também: Ouvir música alta causa perda auditiva em mais de 1 bilhão de jovens

Poluição sonora e o cérebro

Segundo um estudo financiado pelo Fundo Nacional para Pesquisa Científica (SNSF) e publicado na revista Environmental Research, o barulho gerado pelo trânsito pode causar déficits de concentração e memória.

O estudo analisou cerca de 900 adolescentes entre 10 e 17 anos em exposição a níveis diferentes de ruídos vindos do trânsito. Os pesquisadores analisaram suas habilidades cognitivas antes e depois desse período. 

Assim, eles chegaram à conclusão de que a cada 10dB acima da média do barulho no trânsito, a memória chamada figurativa, responsável por registrar memórias, reduziu-se cerca de 0,27 pontos. Além disso, a capacidade de concentração diminuiu em 0,13.

“Apenas uma conclusão lógica pode ajudar a perceber que memorizar e manter a concentração em meio a um ambiente barulhento ou após horas de exposição a ele geram níveis de estresse que prejudicam essas capacidades”, finaliza o especialista.

Fonte: Dr. Fabiano de Abreu Agrela, Pós PhD em neurociências.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show