Polióis: O que são, para que servem e benefícios

Alimentação Bem-estar
06 de Abril, 2021
Polióis: O que são, para que servem e benefícios

Os polióis são carboidratos, porém, eles não podem ser considerados açúcares. Como assim? Basicamente, eles são considerados “álcoois de açúcar” e são menos calóricos e menos adocicados que a sacarose e a frutose, por exemplo, que são dois tipos de açúcar. Por isso, vêm sendo usados como uma forma de substituir o açúcar de mesa e popularmente podem ser resumidos a isso. A exemplo, dois polióis de uso popular são o xilitol e o eritritol.

Para que servem os polióis

Os polióis são substitutos para o açúcar branco (ou de mesa). Porém, eles também são fonte de energia para o corpo, bem como aumentam a sensação de saciedade, pois promovem a produção dos hormônios CCK (colecistocinina) e GLP-1. Esses hormônios tornam mais lento o esvaziamento do estômago, sendo assim, ajudam a controlar o apetite por mais tempo. Ainda, os dois são hormônios cuja produção se dá no intestino e ambos se relacionam com a digestão.

Leia mais: Sorbitol: Esse adoçante é mesmo saudável?

Tipos de polióis

Existem muitos tipos de álcoois de açúcar, apesar de os mais populares e mais frequentes objetos de estudos serem o xilitol e o eritritol.

  • Isomalte
  • Lactitol
  • Maltitol
  • Manitol
  • Sorbitol

Leia também: Açúcar light e adoçante: Entenda a diferença

Como inclui-los na alimentação e os benefícios disso

Sua inclusão na alimentação pode se dar na substituição de outros tipos de açúcares. No entanto, eles também podem fazer parte da composição de alimentos que já fazem parte da dieta de algumas pessoas, como, por exemplo: gomas de mascar (chiclete), doces, sorvetes, geleias de frutas, iogurtes, recheios e coberturas de bolos e até mesmo os pães.

Além disso, podem fazer parte de produtos como as pastas de dentes e pastilhas para a garganta.

Possíveis benefícios dos polióis para a saúde

Não causam cáries

Diferente açúcar, o poliol não causa cáries nos dentes, ou seja, não causa danos aos dentes. Em contrapartida, a sacarose, por exemplo, poderia ter esse efeito.

Ainda, alimentos ricos em flúor podem ajudar na proteção da arcada dentária.

Promovem saciedade e o controle da fome

Não só, é um composto que ajuda a controlar a fome, pois age diretamente com hormônios que promovem saciedade. Por isso, sua inclusão na dieta pode ajudar na perda de peso.

Leia também: Excesso de açúcar é convetido em acúmulo de gordura no coração e abdômen

Garantem a saúde do estômago

Por fim, eles não são causadores de problemas gastrointestinais. Por isso, seu consumo pode ser preferível ao do açúcar convencional, o qual pode causar irritações no estômago.

Leia mais: Alergia ao açúcar: Como tratar, diagnóstico e sintomas

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!