Pode treinar com tênis de solado reto?

Bem-estar Movimento Saúde
24 de Agosto, 2022
Bianca Carolina Pichirilli
Revisado por
Educadora Física • CREF 144786-G/SP
Pode treinar com tênis de solado reto?

Uma dúvida de quem vai começar a se exercitar é qual tipo de tênis escolher.  Será que pode treinar com tênis de solado reto? Ou devo investir em algo mais estruturado? A resposta é: Depende do tipo de exercício físico que você vai praticar. 

E ficar atento a isso não é algo trivial: a escolha errada do tênis pode levar a lesões no corpo. Para entender melhor o assunto, conversamos com o ortopedista Leandro Gregorut, da Rede de Hospitais São Camilo SP. 

Afinal, pode treinar com tênis de solado reto?

Se você for praticar tênis, crossfit, skate e musculação, pode usar o tênis de solado reto. “Ele dá estabilidade, aumenta a base de apoio e distribui melhor o peso”, explica Leandro. 

Por isso, esse tipo de tênis é indicado para pessoas que praticam esportes que não têm impacto. Além disso, em corridas ou práticas esportivas em quadra, o solado reto não é a melhor opção.

Posso usar o tênis de solado reto para outras atividades?

Utilizar um tênis de solado reto para praticar esportes como corrida pode não ser uma boa ideia. Isso porque, nesse caso, trata-se de um exercício de alto impacto e o uso desse tipo de tênis pode causar prejuízos para a saúde. “Como ele não tem amortecimento, toda a energia do impacto com o solo vai para os ossos, articulações, músculos, tendões e ligamento. Por isso, facilita ter uma inflamação”, faz o alerta o especialista. 

A principal complicação é a inflamação da fáscia plantar, um tecido que fica embaixo do tendão de Aquiles. Além disso, o médico explica que com o tempo pode evoluir para dores nos joelhos, quadril e até mesmo na coluna. 

Leia mais: Sinais de que você está treinando com o tênis errado

Afinal, qual o melhor tênis para corridas?

“O ideal é que seja um um tênis que forneça um bom amortecimento e deixe o pé firme, ou seja, tem que ter o que a gente chama de contraforte rígido”, explica o ortopedista. Esse contraforte rígido é quando o tênis não permite que você faça um movimento de torção ou até mesmo dobrar o tênis, como em alguns casos em que o tecido é macio. 

E se a pessoa pratica musculação e corrida no mesmo dia?

Leandro conta que se a pessoa pratica somente musculação, qualquer tipo de tênis é indicado, incluindo o de solado reto. Mas se no mesmo dia, além da musculação, a pessoa realiza corrida ou outra atividade de impacto, aí tem de optar por um tênis específico para corridas. 

Fonte: Leandro Gregorut, ortopedista da Rede de Hospitais São Camilo SP.
Referência: Como escolher o tênis ideal para você 

Sobre o autor

Beatriz Libonati
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em diabetes e obesidade.

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