Pode comer doce utilizando Ozempic?

Alimentação Bem-estar Saúde
19 de Fevereiro, 2024
Pode comer doce utilizando Ozempic?

O Ozempic, nome popular para a semaglutida, é um medicamento para diabetes tipo 2 que se popularizou por auxiliar no emagrecimento. Ou seja, muitas pessoas passaram a utilizá-lo mesmo sem ter o diabetes, já que ele causa uma perda de peso considerável. De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), o principal estudo sobre a semaglutida indicou perda média de 14,9% em 17 meses em pessoas obesas. No entanto, assim como qualquer tratamento para emagrecer, o uso da canetinha deve acompanhar mudanças de hábitos significativas, como evitar frituras e alimentos muito gordurosos. Além disso, uma dúvida comum é se pode comer doce utilizando o Ozempic. Descubra!

Leia mais: Ozempic e fibras: consumo deve ser maior para quem usa o remédio

Como o Ozempic age no organismo?

Ainda segundo a ABESO, o Ozempic faz parte de uma classe de medicamentos análogos ao GLP-1, um hormônio produzido pelo corpo que ajuda a regular a glicose no sangue liberando mais insulina.

A semaglutida simula a ação do GLP-1, incluindo as respostas da saciedade —daí o seu uso para o emagrecimento. Assim, a substância liberada na corrente sanguínea é metabolizada por enzimas (peptidases) capazes de quebrar proteínas ou peptídeos e, depois, eliminada por via renal, principalmente pela urina.

Dessa forma, o emagrecimento é um efeito natural do Ozempic, já que age em receptores do sistema nervoso central para controlar o apetite e retarda o esvaziamento gástrico (como se a pessoa ficasse mais tempo com a comida no estômago). Basicamente, o paciente não sente muita fome ao longo do dia e acaba comendo menos do que o habitual.

Pode comer doce utilizando Ozempic?

Embora o uso de Ozempic possa ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, é importante ainda manter uma dieta saudável, especialmente para pessoas com diabetes tipo 2. Isso significa limitar a ingestão de alimentos ricos em açúcar, como doces, bolos, refrigerantes e outras sobremesas açucaradas.

No entanto, limitar não significa proibir, por isso deve haver moderação. Além disso, a alimentação como um todo deve ser saudável. De todo modo, o ideal é conversar com um médico nutricionista. Isso porque eles podem fornecer orientações personalizadas com base nas suas necessidades individuais e no seu estado de saúde geral.

Cuidados importantes durante o uso do Ozempic

Enquanto estiver utilizando o Ozempic, é importante seguir as instruções de um médico ou nutricionista quanto à dieta. Isso porque não há alimentos que você deva evitar enquanto utiliza o Ozempic, mas é essencial manter uma dieta balanceada, evitando alimentos muito ricos em açúcar e carboidratos simples, já que o objetivo do tratamento é controlar os níveis de açúcar no sangue.

Referência: ABESO.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia