Pneumonia na Argentina: bactéria causadora é descoberta

Saúde
05 de Setembro, 2022
Pneumonia na Argentina: bactéria causadora é descoberta

A bactéria legionella foi identificada como a causa de um surto de pneumonia na Argentina que já provocou 6 mortes. Além disso, a Organização Mundial da Saúde monitora 11 casos de pessoas infectadas em uma clínica privada Luz Médica, na cidade de San Miguel de Tucumán, no noroeste do país.

Os casos começaram em 18 de agosto e, entre os 11 infectados, oito são profissionais da clínica. O local está preventivamente fechado. Além disso, uma investigação está em andamento para estabelecer a fonte do contágio, de acordo com o ministro da Saúde de Tucumán, Luis Medina Ruiz. Saiba agora quais são as causas, principais sintomas e como ocorre a transmissão.

Leia mais: Pneumonia desconhecida: Argentina registra três mortes devido a doença

Afinal, quais são as causas da pneumonia na Argentina?

A causa da pneumonia era desconhecida até o último sábado (3). No entanto, o laboratório público de doenças infecciosas do Instituto Malbrán identificou a legionella como agente responsável. A identificação veio em um anúncio da ministra de Saúde da Argentina, Carla Vizzotti.

A legionella é responsável pela doença do legionário, um tipo de pneumonia rara, mas grave, que causa febre e infecção pulmonar aguda. Em alguns casos, há náuseas, vômitos e diarreia. É particularmente perigosa para idosos e pessoas com problemas nos pulmões.

Como ocorre a transmissão?

As pessoas podem ficar doentes quando respiram pequenas gotículas de água contendo a bactéria, causando uma infecção nos pulmões. O surgimento pode ocorrer em chuveiros e torneiras, banheiras de hidromassagem, torres de resfriamento, tanques de água quente, fontes decorativas ou sistemas de encanamento em grandes edifícios. O tratamento da doença é feito, geralmente, com antibióticos.

Para Hector Sale, presidente da faculdade de medicina da província de Tucumán, “não estamos lidando com uma doença que causa transmissão de pessoa para pessoa”, pois não há registro de casos entre contatos próximos de nenhum dos pacientes.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher com pedra na vesícula preparando ovo para comer
Alimentação Bem-estar Saúde

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo?

A coleitíase ocorre quando há o acúmulo de depósitos sólidos na vesícula biliar.

mãos de mulher separando pílulas ao lado de um prato de salada
Bem-estar Saúde

Suplementar estas vitaminas na menopausa ajuda a aliviar sintomas e prevenir complicações

A partir do climatério, o organismo demanda um aporte de nutrientes ampliado. Confira quais são as melhores vitaminas para a menopausa

equipamentos para dieta enteral
Alimentação Bem-estar Saúde

Guia da dieta enteral (alimentação por sonda): tipos, como fazer e cuidados

Entenda a forma de alimentação para pacientes que não conseguem (ou não podem) comer pela boca