Plantas em casa: guia completo de quais ter e como cultivar

Bem-estar Casa
08 de Fevereiro, 2022
Plantas em casa: guia completo de quais ter e como cultivar

As plantas purificam e umidificam o ar e ainda trazem bem-estar a quem convive com elas, sendo muito benéficas para a saúde física e mental. Mas, por menor que seja seu espaço, é possível ter belas plantas em casa, inclusive em vasos – seja para decoração ou uma horta para incrementar os preparos culinários. 

“Todos os ambientes são passíveis de recebê-las, somente lembrar que cada espécie tem sua particularidade, que deve estar em harmonia com o ambiente em questão”, explica Carlos Strano, engenheiro agrônomo e arquiteto paisagista da Strano Paisagismo, em São Paulo. 

Assim, todos os ambientes podem receber plantas, inclusive banheiros. Contudo, é preciso tomar cuidado pois há plantas tóxicas, com espinhos e que podem provocar alergias. A dica é começar pelo simples, como samambaias ou suculentas. Pois, elas vivem em xaxins, como as tradicionais samambaias, ou pequenos vasos. 

O Sesc do Rio de Janeiro lançou a Cartilha “10 plantas para cultivar e propagar em casa”, com plantas que podem ser utilizadas para melhorar o ar da casa e tornar o lar mais aconchegante. Confira quais são e se inspire:

Plantas em casa: tipos para cultivar

Zamioculca

Bastante resistente, tem brilho intenso. A rega é moderada, pois ela não gosta de solo encharcado. Sobrevive bem até um mês sem rega. 

Leia também: Plantas repelentes para espantar mosquitos e insetos

Jiboia

Trepadeira de fácil manutenção. É possível criar novas mudas a partir dos caules e as regas devem ser frequentes. Pois, ela gosta bastante de solo úmido. Mas, atenção: ela é tóxica para animais de estimação. 

Peperômia

São pendentes que vivem bem em meia sombra, com regas regulares mas sem encharcar o solo – caso contrário, as raízes podem apodrecer. 

Plantas em casa: alecrim

Pode ser cultivado com galhos bem formados com dez centímetros e em recipiente com bastante água e sol pleno. Além disso, pode ter vida longa, durando até dez anos. 

Manjericão

banho de manjericão

Existem diversas espécies de manjericão, que podem ser propagadas por estaca, muda ou semente. O manjericão gosta muito de luz, de rega moderada e é uma planta de vida curta, durando um ano. Após sua floração, o manjericão é comestível e ele irá secar. 

Hortelã

Tem aroma refrescante, gosta de solo úmido e bem adubado e pode ser facilmente cultivado em vasos, sob meia sombra.

Plantas em casa: fitônia

Planta boa para terrários, gosta de solo úmido e regas regulares. Assim, sobrevive bem em meia sombra. 

Babosa

 Muito resistente ao calor, tem propriedades medicinais. Mas, precisa de bastante claridade, rega moderada e não gosta de solo encharcado. 

Espada de São Jorge

Purificam o ar e são muito resistentes, inclusive ao ar condicionado. Não gostam de solo encharcado, podendo ficar até 20 dias sem rega em sol pleno ou meia sombra. Mas cuidado: pode ser tóxica para os bichinhos. 

Plantas em casa: dicas gerais

Carlos Strano lembra que as plantas em casa têm necessidades específicas. “Ou seja, são plantas que necessitam de um ambiente com o mínimo de claridade natural e que seja bem ventilado para seu pleno desenvolvimento e bem-estar.”

Assim, antes de escolher a planta mais adequada para a casa ou apartamento, existem vários fatores a serem levados em consideração. “Tais quais: ambientes com claridade natural, áreas ventiladas, espaço de circulação, proporcionalidade das plantas com a arquitetura do ambiente, necessidades fisiológicas das plantas, tais como água, luz natural, manutenção com adubos e inseticidas preventivos”, lembra o especialista. 

Além disso, a quantidade de adubo de que cada planta vai precisar depende da espécie escolhida. Assim, uma opção é comprar a terra já adubada ou fortifica-la com adubos orgânicos, que são suficientes para o cultivo doméstico, como húmus de minhoca, cascas de ovos e de legumes e frutas. 

“Os nutrientes dos orgânicos são mais rapidamente absorvidos. Assim, os cuidados básicos são sempre baseados na escolha das espécies, adubação mensal, irrigação geralmente de uma a três vezes por semana, prestar atenção na presença de pragas e insetos, assim como na vitalidade da espécie pela observação in loco”, orienta Strano. 

Fontes: Carlos Strano, engenheiro agrônomo e arquiteto paisagista da Strano Paisagismo, em São Paulo, Greenpeace e Sesc do Rio de Janeiro. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva